Categorias Notícias

Donald Trump poderia banir o Bitcoin nos EUA? Analista especula sobre possibilidade

O Bitcoin poderia ser “banido” pelo presidente dos Estados Unidos Donald Trump? Um analista do mercado acredita que existe a remota possibilidade, apesar de mais absurda que possa parecer. Alex Krüger levantou a questão após o tuíte feito recentemente por Trump:

 

“Eu não sou fã de Bitcoin e outras criptomoedas, que não são dinheiro, e cujo valor é altamente volátil e baseado em nada. Os criptoativos não regulamentados podem facilitar comportamentos criminosos, incluindo tráfico de drogas e outras atividades ilegais.”

Uma das principais características do BTC, segundo descrito no próprio whitepaper, é a existência de um sistema que não necessita de instituições financeiras, governos ou terceiros para funcionar. Desta forma, Satoshi Nakamoto, seu criador, deixa claro que o funcionamento da rede não depende da aprovação de nenhum órgão regulador, governos ou bancos centrais.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Donald Trump pode banir o Bitcoin nos Estados Unidos?

Utilizando de artifícios legais e obstáculos regulatórios, os EUA podem sim criar meios de impedir atividades de exchanges no país. Mas isso não mataria o Bitcoin. Vamos lembrar o que aconteceu com a China em 2017: o próprio banco central do país (PBoC) proibiu qualquer atividade de exchanges em território chinês, obrigando que essas empresas se retirassem do país. Mas isso matou o Bitcoin? Não, pelo contrário, plataformas P2P lançaram suas atividades e o volume por lá disparou.

Voltando à teoria de Krüger, um banimento do Bitcoin seria extremamente improvável e só poderia vir de uma ordem de Trump, mas o preço do BTC responderia com um rápida queda.

Leia também: Donald Trump fala pela primeira vez sobre Bitcoin e afirma que a única moeda dos EUA é o dólar

Compartilhar
Jansen Araujo

Fundador do Guia do Bitcoin, Criador do BitCast, o primeiro podcast especializado em criptomoedas do Brasil, e do recente Universo Cripto (UC) e agora também traz conteúdos relevantes para o CF.

This website uses cookies.