Categorias Notícias

Donald Trump assina ordem que prevê força tarefa para investigação de fraudes com criptomoedas

O presidente dos EUA Donald Trump assinou uma ordem executiva esta semana que cria uma força-tarefa concentrada no desenvolvimento de diretrizes para investigar fraudes relacionadas às criptomoedas. A “Força Tarefa sobre Integridade do Mercado e Fraude ao Consumidor” irá atuar em diferentes áreas mas um de seus focos principais é o mercado de moedas digitais.

Com o objetivo de “fornecer orientação para a investigação e julgamento de casos envolvendo fraude”, ainda não está claro de que forma a orientação será necessária, mas a força-tarefa pode, em última análise, produzir algum tipo de relatório para a administração Trump e pautar novos decretos e/ou orientações por parte do poder executivo norte-americano.

No início deste ano, o governo dos EUA indicou que estava trabalhando em direção à uma estratégia “abrangente” em torno das criptomoedas, com foco em fraude de mercado. Em fevereiro, o Departamento de Justiça dos EUA formou uma força-tarefa de segurança cibernética que inclui criptomoedas como parte de seu mandato.

“Muitos desses esquemas envolvem Bitcoin e outras criptomoedas que não fluem através do sistema financeiro tradicional”, disse na época o vice-procurador-geral, Rod Rosenstein. “O que estamos trabalhando agora com nossa força-tarefa de cibercrime é em uma estratégia abrangente para lidar com isso.”

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.