Categorias Notícias

Do Kwon de Terra (LUNA) tem fiança anulada em Montenegro

Um tribunal de Montenegro, onde Do Kwon – fundador da Terraform Labs – está preso, anulou a decisão de um tribunal de primeira instância que permitiria a libertação do responsável pelo colapso do ecossistema Terra (LUNA) sob pagamento de uma fiança.

Conforme noticiou a Bloomberg nesta quarta-feira (24), a porta-voz do tribunal, Marija Rakovic, comunicou a anulação. Rakovic disse que o tribunal superior da capital de Montenegro, Podgorica, anulou a decisão anterior. Dessa forma, Do Kwon continuará na prisão até, pelo menos, a data de seu julgamento.

Caso Do Kwon e Terra (LUNA)

No dia 12 de maio, o CriptoFácil noticiou que o Tribunal Básico de Podgorica havia aceitado a oferta da defesa de Do Kwon de pagar uma fiança de 400.000 euros (cerca de R$ 2 milhões) em troca de prisão domiciliar. Embora o Ministério Público tenha sido contrário à referida fiança, salientando que ela não garantia a presença dele, o tribunal aceitou a oferta.

Do Kwon e Hon Chand Jun, outro executivo da Terraform Labs, foram presos em 23 de março em Montenegro. No país, eles enfrentam acusações de crime de falsificação de documentos. Isso porque tentaram embarcar para Dubai com documentos falsos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Embora sua extradição já tenha sido pedida pelos Estados Unidos e pela Coreia do Sul, o seu país natal, as autoridades de Montenegro querem que Kwon cumpra a pena por porte de documentação falsa.

Fora de Montenegro, Do Kwon também é acusado de vários outros crimes, tanto nos EUA quanto na Coreia do Sul, pelo colapso de Terra (LUNA).  Do Kwon pode pegar 40 anos de prisão se extraditado para Coreia do Sul, de acordo com cálculos recentes. Essa seria a maior pena do país por um crime financeiro.

A Terra USD (UST), a stablecoin criada pela Terraform Labs, entrou em colapso em maio do ano passado. Seu fracasso varreu bilhões de dólares do mercado e causou o fim de várias empresas de criptomoedas. O próximo julgamento de Do Kwon deve ocorrer no dia 16 de junho.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.