Segurança

Do Kwon, da rede Terra, estaria na Europa, planejando se reunir com autoridades

Do Kwon, fundador da rede Terra (LUNA), procurado pela Interpol, pode estar na Europa, de acordo com o portal estatal coreano, Korean Broadcasting System (KBS). Conforme informou o portal na quinta (3), Do Kwon se mudou para um terceiro país da Europa via Dubai.

“O passaporte de Kwon foi invalidado a partir de hoje, e entende-se que ele está na Europa”, publicou o repórter Lee Do-yoon.

A Bloomberg também noticiou nesta sexta-feira (04) que já se sabe, em partes, o paradeiro do fundador da Terraforma Labs, investigado pelo colapso da rede Terra em maio deste ano. A agência de notícias disse que promotores da Coreia do Sul também indicaram que o fugitivo está na Europa.

Ainda segundo o portal, esses promotores estão investigando supostas evidências que sugerem que ele manipulou o preço de mercado dos tokens da rede Terra. Um funcionário do Ministério Público disse:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Não posso revelar os detalhes, mas foi um histórico de conversas que indicou que o CEO Do Kwon ordenou a manipulação de preços.”

Colapso da rede Terra

O colapso colossal da LUNA e da UST em maio desde ano causou perdas avaliadas em US$ 60 bilhões (mais de R$ 300 bilhões) e encheu de pânico todo o setor de cripto. Quando o projeto sucumbiu, pessoas afetadas e reguladores da Coreia do Sul e também dos EUA foram atrás do fundador do projeto, Do Kwon, para identificar o que motivou o colapso.

Então, Kwon passou a ser acusado de violar as leis do mercado de capitais na Coreia do Sul. Além disso, as autoridades do país também investigam Kwon por evasão fiscal. Eles alegaram que o desenvolvedor presenteou os membros da família como forma de evasão fiscal.

No entanto, Kwon não parecia disposto a cooperar com as autoridades e deixou sua terra natal, mas negou que estivesse em fuga. As últimas informações davam conta de que ele teria passado por Singapura, mas até hoje não foi capturado, apesar do alerta vermelho da Interpol.

Do Kwon promete fazer ‘conferência’

Em meio a essas novas informações, Do Kwon voltou a se pronunciar em sua conta no Twitter. Ainda na quinta-feira (3), ele prometeu fazer uma “conferência” e convidou policiais para participar do evento.

“Tudo bem, vou fazer um encontro / conferência em breve para superar isso de que estou escondido. Os policiais de todo o mundo são bem-vindos para participar”, tuitou ele.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.