Mercado

Dificuldade de mineração de Bitcoin atinge novo recorde nas vésperas do halving

Na noite de quarta-feira (10), a dificuldade de mineração do Bitcoin registrou um aumento significativo de 3,9%, atingindo um novo recorde histórico no ajuste final antes do esperado halving, previsto para o dia 20 de abril.

O ajuste de dificuldade ocorreu durante a mineração do bloco 838.656, alcançando um valor recorde de 86,39 trilhões, conforme reportado pelo explorador de blockchain Mempool. O ajuste, que ocorreu no dia 10 de abril, aumentou a dificuldade de mineração do Bitcoin em 3,4% em relação ao nível anterior de 83 trilhões, de 28 de março.

Este aumento sugere que os mineradores de Bitcoin estão intensificando suas atividades em preparação para a redução das recompensas de bloco. No halving, as recompensas cairão de 6,25 BTC para 3,125 BTC.

Dificuldade de mineração do Bitcoin

A dificuldade de mineração do Bitcoin é um indicador que mede a complexidade para extrair um novo bloco em relação ao mais simples possível.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Esse valor é ajustado a cada 2016 blocos, o que ocorre, aproximadamente, a cada duas semanas. O objetivo do ajuste é garantir que, em média, um novo bloco seja encontrado a cada 10 minutos, independentemente da quantidade de mineradores ativos.

Dessa forma, quanto maior a dificuldade de mineração do Bitcoin, mais poder computacional e energia são necessários para encontrar o hash correto para o próximo bloco.

Antes do ajuste de dificuldade, a taxa de hash do Bitcoin, que representa o poder computacional total dedicado à rede pelos mineradores, atingiu um novo recorde histórico de média móvel de sete dias, chegando a 629,75 EH/s, conforme dados do The Block.

Desde o início do ano, tanto a dificuldade de mineração do Bitcoin quanto a taxa de hash aumentaram significativamente. A dificuldade subiu 20% e a taxa de hash total ganhou 24% durante o período.

O preço do hash do Bitcoin, que representa o valor esperado de 1 TH/s de poder de hashing por dia, caiu para US$ 0,11/TH/s após o ajuste de dificuldade e é esperado que seja reduzido pela metade imediatamente após o halving.

O halving do Bitcoin é um evento altamente esperado pela comunidade cripto porque costuma interferir diretamente no preço da criptomoeda, fazendo-a valorizar. Ao mesmo tempo, afeta as recompensas dos mineradores. Então, estes também ficam muto atentos ao evento e se programam para ele.

O último ajuste de dificuldade de mineração de Bitcoin é provavelmente o último a acontecer antes do halving. De acordo com dados do portal BTC.com, o próximo ajuste de dificuldade de mineração do Bitcoin ocorrerá em 13 dias, ou por volta de 24 de abril. Enquanto isso, o halving deve ocorrer por volta do dia 20 de abril.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.