Categorias Notícias

Deu ruim: Pesquisador descobre vulnerabilidade no ProgPoW do Ethereum que não barra ASIC

O desenvolvedor independe Kikx divulgou, nesta quinta-feira, dia 5 de março, uma vulnerabilidade no algoritmo ProgPoW do Ethereum que vem gerando um amplo debate na comunidade. Assim, por meio da falha descoberta, seria possível construir equipamentos de mineração dedicados ao algoritimo ASIC. Desta forma, ameaçando o principal objetivo do Ethereum com a mudança.

A vulnerabilidade foi reconhecida pelo desenvolvedor do Ethereum, Philippe Castonguay, que destacou:

“Parece que a implementação atual do ProgPoW pode não ser tão resistente aos ASICs. Basicamente, a função hash ProgPoW usa uma semente de 64 bits, e os ASICs podem ser facilmente desenvolvidos por meio desta falha. Isso requer mais atenção de todos nós”, disse.

Além de Castonguay, James Hancock, coordenador do hard fork do Ethereum, também confirmou a vulnerabilidade. No entanto, ele se limitou a agradecer. No Twitter ele escreveu apenas “obrigado”, marcado @kikx o perfil oficial do revelador da vulnerabilidade. Segundo informações ainda não confirmadas, o Ethereum já estaria trabalhando em uma forma de corrigir o algoritmo para torná-lo, novamente, resistente à ASIC.

Ainda não há consenso

No entanto, como vem noticiando o CriptoFácil, não há consenso ainda sobre a implementação de ProgPow na blockchain do ETH. No mais recente episódio deste conflito, o organizador da ETHBoston, Justin Leroux, iniciou uma petição para que o ProgPoW não seja ativado. Isso porque, segundo ele, a mudança não tem apoio da comunidade. A petição é assinada por mais de 70 pessoas, incluindo Hayden Adams, CEO e fundador da Uniswap, Andrew Keys, cofundador da DARMA Capital e Tim Coulter, CEO da Truffle Suite.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Leia também: ConsenSys anuncia parceira com EY para dar privacidade à blockchain Ethereum

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.