Segurança

Desenvolvedores alertam para páginas falsas sobre o airdrop da Arbitrum

O airdrop da Arbitrum, o mais esperado do ano, vem atraindo uma gama grande de investidores e também de golpistas que buscam usar do evento para roubar fundos de usuários desavisados.

Recentemente, a comunidade e os desenvolvedores da Arbitrum alertaram os usuários sobre diferentes airdrops falsos que fingem ser da recém-lançada Organização Autônoma descentralizada (DAO) do projeto.

Os golpistas começaram a criar airdrops Arbitrum falsos e sites de phishing depois que o protocolo de dimensionamento de layer 2 da Ethereum anunciou o DAO na semana passada, prometendo distribuir 12,57 % do token de governança ARB para membros qualificados da comunidade em 23 de março de 2023.

Na declaração, o protocolo disse que usou um sistema de pontos para determinar os usuários elegíveis para reivindicar o airdrop e o número de tokens que cada um pode receber com base em seu desempenho e atividades na plataforma.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Com centenas de airdrops e golpes falsos do Arbitrum por aí, a comunidade do projeto e algumas empresas de segurança blockchain alertaram os usuários que desejam ganhar dinheiro de graça para ficarem vigilantes e cuidadosos com esses sites fraudulentos que afirmam compartilhar airdrops.

Há até mesmo pools criados em exchanges descentralizadas (DEX) fingindo ser o token oficial do DAO e que já engaram muitos ususários levando dezenas de Ethereum de investidores desafisados.

Arbitrum

Em uma postagem no Twitter em 19 de março, o Arbitrum News DAO disse que identificou mais de 273 sites de phishing relacionados ao Arbitrum desde que o protocolo anunciou a distribuição de airdrop. De acordo com o tweet, o número deve aumentar antes da data oficial de distribuição na quinta-feira, 23.

Da mesma forma, a startup de segurança Redefine descobriu um site falso representando o site de airdrop da Arbitrum. De acordo com as capturas de tela compartilhadas pela empresa, o site de phishing pede aos usuários autorização para acessar suas carteiras, permitindo que os criminosos esvaziem as contas das vítimas.

A empresa de segurança CertiK também identificou uma conta falsa no Twitter chamada @arbitrum_launch, que atualmente está promovendo um airdrop do token e alertou a comunidade para ficar longe da conta.

Um usuário do Reddit chamado CryptoMaximalist também postou um tópico na plataforma social alertando que “os golpistas esperam capitalizar a complexidade da criptografia e os usuários estão entusiasmados com o dinheiro grátis”.

O usuário CryptoMaximalist alertou que usuários de Reddit devem verificar o histórico do perfil de um usuário na rede social e também outros subreddits para descobrir se estão sendo enganados por um spammer.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.