Categorias Notícias

Desenvolvedor minera Bitcoin em um computador de 1982

Um desenvolvedor de software escreveu um código que permite extrair Bitcoin em um Commodore 64, um dos primeiros computadores do mundo.

Agora, é possível minerar Bitcoin no computador que tem um total geral de 64 kibibytes (um milésimo de megabyte) de RAM.

A título de comparação, até mesmo um celular Nokia “tijolão” com o jogo da cobrinha é mais potente que o computador.

Em teoria, praticamente qualquer computador é capaz de executar o processo de mineração de Bitcoin. No entanto, o código do BTC aumenta a dificuldade de mineração.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Dessa forma, com um Commodore 64 não seria possível extrair 1 Bitcoin nem em 100 anos com o poder de processamento da rede atual.

O desenvolvedor por trás do código de mineração Commodore 64 é Maciej Witkowiak. Conforme informou, o computador antigo produziria uma taxa de hash de 0,2 hashes por segundo.

Em comparação, um minerador ASIC moderno como o Antminer T19, opera a uma taxa de 84 terahashes por segundo. Ou seja, é um trilhão de hashes por segundo.

Portanto, é improvável que o minerador Commodore 64 tenha a chance de algum dia extrair um bloco de Bitcoin.

Apenas hobby

De acordo com o desenvolvedor, tudo não passou de um hobby. A ideia era explorar a possibilidade de minerar Bitcoin em uma variedade de hardware vintages.

No mês passado, um youtuber fez algo semelhante ao transformar um Game Boy de 1989, o primeiro grande console portátil da Nintendo, em um minerador de Bitcoin.

Com uma taxa de hash de cerca de 0,8 hashes por segundo, o desenvolvedor estimou que levaria “alguns quatrilhões de anos” para extrair um Bitcoin com um Game Boy modificado.

“É sem dúvida o mineiro mais lento de que já ouvi falar. Mas você já ouviu falar!”, eles se gabaram no Twitter.

Apesar disso, a mineração no GameBoy é ainda “mais rápida” que a do Commodore 64 (0,2 hashes por segundo).

Leia também: Perdeu a alta do Bitcoin? Analista indica 4 criptomoedas para bons lucros

Leia também: Ethereum será salvo por outra criptomoeda, afirma Tyler Swope

Leia também: Bitcoin atinge US$ 70 mil até o fim de abril, prevê analista

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.