Desenvolvedor da Lightning Network alerta sobre excesso de confiança na redução de taxas do Bitcoin

Nos últimos tempos, os entusiastas do Bitcoin depositaram uma grande esperança na Lightning Network (LN), solução de segunda camada para a blockchain do Bitcoin, como uma ferramenta que poderá aumentar a velocidade das transações e reduzir seus custos. Mas esse ponto de vista não é defendido por todas as pessoas.

E um dos que se posicionam contrários a esse pensamento é Alex Bosworth, desenvolvedor e líder de infraestrutura do projeto. Em um tuíte postado no início deste semana, Bosworth falou a respeito dessa esperança:

“Há um pouco de ênfase na ideia de que a LN tem tudo a ver com baixas taxas. As taxas na rede são definidas pelo mercado. Não podemos controlar este mercado, por isso não podemos garantir baixas taxas o tempo todo. Podemos remover os motivos que levam as altas taxas, mas não podemos controlar as taxas.”

Em outras palavras, o fato da LN reduzir algumas das limitações que levam a rede do Bitcoin a cobrar altas taxas, ela não pode forçar os mineradores a reduzirem as taxas. Mas por quê há tanta ênfase na ideia da Lightning Network como forma de economizar dinheiro com taxas?

Bem, essa pergunta é melhor respondida pela própria rede em uma lista de benefícios em sua homepage oficial.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Baixo custo. Transacionando e estabelecendo off-chain, a Lightning Network permite taxas excepcionalmente baixas, o que permite casos de uso na rede do Bitcoin, como micropagamentos instantâneos.”

Em outras palavras, Bosworth critica o excesso de otimismo na redução de taxas via Lightning Network, ao mesmo tempo em que o próprio projeto enfatiza a redução de taxas em seu site.

Para ser justo com a Lightning, em uma lista de quatro recursos e benefícios, ele lista o “baixo custo” em terceiro lugar, dando uma ênfase maior aos “pagamentos instantâneos” e à “escalabilidade”. De fato, um dos principais benefícios da LN é como ela ajuda o Bitcoin a eliminar um grande obstáculo da escalabilidade.

Escalabilidade antes do custo

Escalabilidade é algo com o qual pessoas como Jack Dorsey e Mike Brock, da Square, sonham desde que começaram a utilizar o Bitcoin.

Quando Dorsey começou a pensar em como implementar os pagamentos de Bitcoins na plataforma da Square, com Mike Brock, engenheiro da empresa, os dois inicialmente estabeleceram uma meta que era grandiosa em sua simplicidade: qualquer um deles, deveria poder ir até o quiosque do outro lado da rua e comprar uma xícara de café com Bitcoin, sem que a transação parecesse diferente de um pagamento comum em dólares, talvez sem o caixa saber que era o Bitcoin que estava sendo usado.

Essa última parte sobre o caixa nem mesmo saber qual moeda o cliente usa parece perfeito, mas para que isso funcione, é preciso algo que resolva o problema de escalabilidade do Bitcoin.

Essa capacidade de usar o Bitcoin em qualquer lugar, para qualquer compra, de forma fácil e contínua é uma possibilidade muito interessante de resolver o problema de escalabilidade do Bitcoin, e isso é uma melhoria qualitativa na rede que vai além de melhorias incrementais como redução de custos. É o tipo de salto de zero a um a que Peter Thiel se refere em seu livro de 2014, Zero to One.

O que é irônico, porque Peter Thiel, o fundador da PayPal que teve que se unir com Elon Musk no meio do caminho para fazer do PayPal um titã do Vale do Silício, diz acreditar que o Bitcoin não será muito usado para transações diárias. Ele afirma que o criptoativos, antes de mais nada, uma mercadoria digital com as mesmas características que tornaram o ouro um ativo cobiçado. Uma reserva confiável de riqueza ao longo da história.

“Eu aposto no Bitcoin no longo prazo, mas sou neutro para o seu uso como meio de pagamento diário. Haverá um equivalente on-line para o ouro, e eu não estou falando de um novo sistema de pagamentos. É como barras de ouro em um cofre que nunca se movem”, afirmou Thiel.

Uma moeda deflacionária como o Bitcoin pode se tornar uma reserva de valor a longo prazo e uma moeda de transação diária. Mas se isso acontecer, terá que superar o problema de escalabilidade. Algo que a LN tem um grande potencial de conseguir, independentemente da redução de taxas.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.