Categorias Notícias

Deputado defende substituição do Real por moeda digital

O deputado Luiz Goulart Alves (REPUBLICANOS/PR), conhecido como Luizão Goulart, protocolou um requerimento de informações em que defendeu a substituição do Real por uma moeda digital no Brasil.

Segundo ele, a substituição é necessária não só por questões “tecnológicas”, mas também por conta da pandemia de Covid-19.

Deputado pede esclarecimentos ao Bacen

O pedido, direcionado ao Banco Central do Brasil (Bacen), foi apresentado no dia 14 de julho.

Agora, está aguardando parecer do relator – também deputado Marcos Pereira – na mesa diretora da Câmara dos Deputados.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Requeremos a Vossa Excelência (…) que seja encaminhado pedido de informações, por meio da Mesa Diretora desta Casa, ao Presidente do Banco Central do Brasil, Sr. Roberto Campos Neto, sobre o andamento do processo de substituição da moeda em espécie por moeda digital”, questiona o deputado no teor da requerimento.

Moeda Digital é questão de saúde pública

Assim, dentre outras coisas, Goulart pede informações sobre a fase atual do projeto de substituição da moeda em espécie por uma moeda digital.

Além disso, ele pergunta qual é o tempo previsto e necessário para essa mudança definitiva. Visto que há risco de contágio de doenças pelo manuseio do papel-moeda.

Outra dúvida é sobre qual tecnologia será usada para emissão da moeda digital. Ele pergunta se a blockchain será usada para evitar problemas de “gasto duplo” e garantir o registro indelével das transações.

Nesse contexto, ele ainda defendeu:

“Protocolamos o REQ.de Indicação nº331/2020 na Mesa da Câmara dos Deputados, “sugerindo” ao Ministro da Economia, Exmo.Sr.Paulo Guedes que junto ao Banco Central do Brasil adotassem a substituição gradual e definitiva da moeda em espécie pela moeda digital (criptomoeda), por questões de “Saúde Pública” e do avanço desse tipo de tecnologia em vários países importantes”.

Por fim, Luizão Goulart pede que o Governo Federal avance no processo de digitalização do “Real”. Ele quer o país migre para um sistema mais modernizado e operacional. Com isso, tendo como próxima fase uma possível “criptomoeda”.

Leia também: Telefónica consegue registrar produto focado em blockchain no Brasil

Leia também: Ministério da Economia considera vantagens no uso de blockchain

Leia também: Veto de Bolsonaro a uso da blockchain para controle de armas no Brasil é ilegal, diz MPF

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.