DeFi

Depois do The Merge, Vitalik Buterin revela que futuro do ETH terá soluções de layer 3

Blockchains geralmente recebem o nome técnico de soluções de layer 1 ou layer 2. Desse modo, como layer 1 seriam as soluções ‘base’ como Ethereum, Cardano e Solana.

Já a soluções de layer 2 são como se fosse ‘filiais’ das layers 1, ou seja, são ‘parte’ da blockchain principal, mas resolvem as transações em sua própria blockchain.

Agora, Vitalik Buterin, o co-fundador do Ethereum diz que o futuro do ETH será povoado de soluções de Layer 3. Portanto, o layer 3, seria um ‘derivativo’ do layer 2, ou seja, uma nova camada que processa transações independente e depois, em lote, na solução de layer 2 que, por sua vez, processa posteriormente na blockchain principal.

Desse modo, seguindo a linha de Buterin, a StarkWare apresentou três visões diferentes de como o Layer-3s poderiam ser criadas. Buterin considera todas as três visões como “fundamentalmente razoáveis”.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Ethereum

No primeiro cenário, as layer 3 teriam funções personalizadas, como privacidade. Desse modo, o objetivo não seria fornecer escalabilidade adicional nesse caso.

Portanto, neste caso, o layer 2 forneceria escalabilidade aos aplicativos, e a layer 3 atenderia à funcionalidade personalizada necessária para diferentes casos de uso.

Na segunda visão, a layer 2 oferece dimensionamento de uso geral e a layer 3 fornece dimensionamento personalizado por meio de aplicativos especializados. Portanto, nesse caso, a layer-3 computaria os dados por outros meios que não o EVM ou rollups, cuja compactação de dados é otimizada de acordo com formatos de dados específicos.

Na terceira visão, Layer-3s podem fornecer escalonamento de confiança fraca por meio de Validiums , que usam SNARKs para verificar a computação. Desse modo, a disponibilidade de dados, aqui, é de responsabilidade de um terceiro confiável.

Buterin disse que, embora os Validiums ofereçam um grau de segurança menor do que os rollups, eles são “altamente subestimados” e “muito mais baratos”.

O co-criador do Ethereum disse que à medida que o ecossistema de dimensionamento da Camada 2 amadurece ele espera que construções mais sofisticadas e simples da layer 3 desempenhem um papel maior.

Leia também: Hashdex lança seu primeiro ETF de Bitcoin na bolsa dos Estados Unidos

Leia também: Golpe? Autoridades do Reino Unido emitem alerta contra FTX; entenda

Leia também: Coreia do Sul pede à Interpol que emita aviso vermelho para Do Kwon

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.