Mercado

Depois de acusação, Binance ativa função para minimizar possíveis manipulações de mercado

Após sofrer diversas acusações de que baleias usam a plataforma para manipular o preço do Bitcoin e de outras criptomoedas, a Binance anunciou o lançamento de uma nova ferramenta em sua API para prevenir a manipulação do de preços

Chamada Auto Trading Prevention (STP) a ferramenta tem como objetivo garantir a transparência e a segurança das negociações realizadas na plataforma.

De acordo com o comunicado divulgado no blog da Binance, o recurso será lançado na API da Binance e estará operacional a partir do dia 26 de janeiro. A API é um serviço que permite que aplicativos externos se conectem ao banco de dados da Binance, desde que o usuário autorize.

Esse tipo de serviço é usado por bots de negociação de terceiros, que usam a API da Binance, ou de outras exchanges, para realizar operações de negociação automatizadas e, com isso, as baleias também tentam manipular o preço dos tokens.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Manipulação de mercado

Na manipulação, um usuário com grandes quantidades de token compra e vende o criptoativo aumentando assim o volume de negociação artificialmente. Esses tipos de estratégias podem ser uma variação dos esquemas de pump e dump, mas, em vez de inflar o preço, o volume de negociação é inflado.

A Binance já foi vítima de ataques de pump e dump usando bots de negociação no passado. Estes, de forma maliciosa, compram massivamente um token para aumentar artificialmente o preço de um ativo. A Binance esclarece que esse tipo de estratégia é proibida em seus termos e condições.

Com a ferramenta STP, se a exchange detectar que uma conexão API está usando vendas para manipular o preço ou o volume de negociação de um token, ela anulará todas as ordens abertas e fechará a conexão API.

A Binance recomenda fortemente a ativação dessa função, no entanto, ela é opcional. A ativação é feita no código-fonte dos aplicativos que recorrem à API da Binance.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.