Notícias

Debate Descentralizado do canal Dash no YouTube aborda IN 1888 da Receita Federal

O canal do YouTube Dash Dinheiro Digital, que tem como anfitrião Rodrigo Ambrizzi, realiza semanalmente o quadro Debate Descentralizado. O objetivo é reunir nomes da criptoesfera brasileira para discutir temas relevantes ao mercado de criptoativos.

O tema do episódio mais recente, publicado nesta quinta-feira, 22 de agosto, tratou dos impactos da Instrução Normativa nº 1888 da Receita Federal sobre as exchanges brasileiras. Os participantes do quadro começaram declarando em uníssono um ponto em comum, que é a burocracia extra deixada ao contribuinte com uma contribuição acessória.

Os participantes concordaram ainda que a IN causa mais confusão do que um possível esclarecimento, uma vez que boa parte da base de usuários das exchanges não está atualizada de acordo com as novas normas da Receita. Lucas Cardeal, CEO da Lunes, abordou um interessante ponto sobre a norma ser uma proibição velada – dada o grau de complexidade que ela acrescenta à economia dos criptoativos.

Ele acrescenta que, caso a entidade tentasse investir em uma proibição utilizando este termo, acabaria chamando mais atenção de usuários ainda não iniciados que se interessam em formas de subverter a legislação vigente. Neste ponto, mais uma vez os participantes concordaram.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Além disso, pelos pontos expostos que foram em parte respaldados por dados apresentados por João Lyra (redator da agência de notícias Cointelegraph), nota-se que o impacto da Instrução Normativa excede a esfera econômico-financeira e passa a atingir o desenvolvimento das criptomoedas e da blockchain no Brasil.

Por fim, custódia nas exchanges foi o foco do frutífero debate, encerrando a discussão sobre os impactos da IN 1888 e levando à conclusão de que ela não trouxe benefícios aos usuários de exchanges.

Para conferir todos os detalhes do bate-papo, basta assistir ao debate na íntegra, atualmente disponível no YouTube.

Leia também: Nova edição do Bitcast Lite aborda carteiras mobile para criptomoedas

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.