Mercado

DAI supera BUSD em meio à disputa regulatória da Binance vs SEC

Em meio aos crescentes problemas regulatórios para a Binance, a maior exchange de criptomoedas do mundo, a stablecoin DAI ultrapassou a BUSD, moeda digital estável da Binance, alcançando uma circulação de aproximadamente US$ 4,6 bilhões.

Enquanto isso, o valor de mercado da BUSD caiu para US$ 4,3 bilhões após uma série de disputas regulatórias iniciadas no início do ano. Dados da CoinMarketCap revelam que a circulação do BUSD caiu mais de 70% desde o início do ano. Em comparação, a circulação da DAI recuou apenas 20% no mesmo período.

A BUSD foi lançada em 2019 como parte do “Projeto Vênus” da Binance. Embora a exchange não emita a stablecoin, a moeda está em um ciclo de declínio nos últimos meses.

O primeiro grande revés para a BUSD veio com a decisão da Paxos de cessar a cunhagem da stablecoin no final de fevereiro, sob a direção do Departamento de Serviços Financeiros de Nova York (NYDFS).

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Stablecoin DAI

Os problemas continuaram em março, quando a Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities (CFTC) processou a Binance por licenciamento impróprio e por oferecer produtos financeiros inadequados aos consumidores americanos.

A subsequente ação da SEC contra a Binance levou a exchange a remover oito pares de negociação BUSD de sua plataforma de negociação de margem.

Apesar dos obstáculos, a BUSD mostrou resiliência, mantendo-se entre as três principais stablecoins dominantes por vários meses. No entanto, o recente aumento na taxa de queima finalmente empurrou seu fornecimento abaixo do DAI.

“Os contínuos ataques regulatórios ao setor resultaram em uma queda geral no mercado de stablecoin, indicando uma possível fuga de capital do espaço de ativos digitais, uma tendência preocupante”, destacou o analista Chayanika Deka.

Além disso, ele apontou que a recente desvalorização da USDT em relação ao dólar alimentou ainda mais as narrativas de medo, incerteza e dúvida (FUD). Entretanto, o CTO da Tether tranquilizou os usuários, garantindo que a empresa está preparada para resgatar qualquer valor.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.