Notícias

Dados mostram que a rede do Bitcoin ultrapassou 100 mil nós

A confusão sobre quantos nós realmente existem na rede do Bitcoin se dá devido à forma errônea como as plataformas de dados sobre criptomoedas prestam as informações, bem como à falta de entendimento acerca do que são nós e super nós, conforme ressalta uma publicação do Bitcoinist veiculada nesta segunda-feira, 06 de maio.

Para começar a desfazer a confusão entre os dois conceitos, é importante diferenciar nós completos e super nós, para então movermos para os dados.

Nós completos

Primeiro, um nó completo é qualquer computador conectado à rede Bitcoin. Os nós mais populares do Bitcoin executam o cliente Bitcoin Core e representam um papel vital na manutenção do consenso da rede. Especificamente, os nós completos do Bitcoin se asseguram de que a rede siga as regras pré-estabelecidas, como controlar o número de Bitcoins por bloco e prevenir a ocorrência de gastos duplos.

O número de nós completos é significativamente maior do que o número geralmente atribuído, conforme exibe o gráfico abaixo:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

As implicações sobre haver mais nós do que os 10 mil reportados é que a rede do Bitcoin é mais descentralizada do que se pensava, dependendo dos tipos de nós considerados.

Um gráfico mais segmentado mostra a dispersão das versões dos nós completos do Bitcoin. O gráfico abaixo mostra que mais da metade dos nós da rede BTC estão executando versões anteriores à iteração 0.17.x.

Super nós

Comumente chamados de super nós, eles realizam mais tarefas do que os nós completos da rede do Bitcoin. Todos os super nós são publicamente conectáveis e funcionam como pontos de redistribuição para a rede. Super nós repassam grandes quantidades de dados para outros nós completos.

Tendo em vista que super nós estão sempre enviando grandes quantidades de informação, os custos e requerimentos para executar um são maiores do que o de um nó completo. Isso explica parcialmente porque existem menos super nós na rede do que nós completos.

Super nós tornam a rede do Bitcoin mais eficiente e descentralizada ao funcionarem como estações de amplificação. A importância deles, contudo, é ofuscada pela quantidade de nós completos da rede Bitcoin que garantem o cumprimento das regras.

Para critérios de comparação, o gráfico abaixo mostra a progressão dos super nós da rede Bitcoin.

Embora vitais para as operações, super nós são amplificadores de informações que não são fundamentais para manter o consenso da rede, sendo este o papel de um nó completo.

Leia também: Startup lança primeiro aplicativo da Lightning Network na rede do Bitcoin

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.