Categorias Notícias

Cuidado: hackers criam novo golpe usando nome da exchange Mercado Bitcoin

Um novo golpe de phishing utilizando o nome da exchange Mercado Bitcoin está sendo articulado por hackers. Alterando o site para “mercadobitcoims” e utilizando a ferramenta de anúncios do Google para que o site seja o primeiro ao buscar pelo nome da exchange, os hackers replicaram a página da exchange.

Lá vamos nós de novo

O site replica a página inicial da exchange Mercado Bitcoin. Contudo, quando o usuário desavisado da exchange preenche seus dados, os hackers obtêm acesso às suas credenciais e adentram a conta para retirar os fundos.

Conforme exibe a imagem abaixo, a página aparece da seguinte forma após uma pesquisa no Google:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Após adentrar a página, a URL é alterada, sendo difícil identificar a diferença. O usuário acredita estar no domínio real da exchange, mas a letra “i” em “Bitcoin” está escrita com um acento – ficando “Bìtcoin”. A imagem abaixo exemplifica, exibindo como a página criada pelos hackers é uma réplica exata da página inicial da Mercado Bitcoin:

Tendo em vista que a Mercado Bitcoin é uma das maiores exchanges brasileiras em termos de volume diário de negociação de Bitcoin, ela é a figura favorita dos hackers em esquemas de phishing.

Phishing consiste em um esquema no qual um usuário de uma plataforma é induzido ao erro, a fim de inserir suas credenciais em uma página falsa.

Durante o ano passado, outros ataques de phishing envolvendo o nome da Mercado Bitcoin foram realizados. Um deles consistia no envio de uma mensagem SMS falando sobre uma suposta transferência de Bitcoin, devendo o usuário clicar no link – que consequentemente informaria as credenciais do mesmo aos hackers.

Em outra ocasião, um email envolvendo a Instrução Normativa nº 1888 e a Mercado Bitcoin foi enviado, mais uma vez tentando enganar os usuários da exchange. A exchange se manifestou publicamente em ambos os casos, alertando seus usuários, embora alguns deles tenham sido vítimas e até mesmo ajuizaram ações contra a exchange.

Leia também: Esquema de extorsão de Bitcoin tem como alvo os anunciantes do Google

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.