Segurança

Cuidado! Golpes de phishing miram usuários da FTX que buscam reembolso

À medida que se aproxima o prazo final de solicitação de reembolso dos clientes lesados pela FTX, cresce o número de golpe visando essas pessoas. Vários usuários da exchange de criptomoedas falida FTX estão sendo alvo de um possível ataque de phishing.

Um ataque de phishing é um tipo de técnica de crime cibernético em que os golpistas manipulam as vítimas para obter informações confidenciais. Em geral, eles tentam se passar por instituições legítimas e enviam links maliciosos via e-mail, ou de outras formas, a fim de coletar dados sensíveis das vítimas. Isso inclui, por exemplo, endereços de e-mail, credenciais bancárias e senhas de carteira de criptomoedas.

De acordo com relatos, essas pessoas estão recendo uma solicitação de “redefinição de senha” vinda do e-mail oficial de suporte ao cliente da FTX. O e-mail, que foi revisado pela CoinDesk, foi enviado pela conta de e-mail support@ftx.com. O e-mail corresponde ao endereço oficial da exchange antes do colapso em novembro.

O suposto link de redefinição de senha direciona o usuários para o portal de reivindicações da FTX. Esse site permite aos usuários enviar reivindicações para ativos que detinham na plataforma antes de sua crise e posterior pedido de falência.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

E-mail da FTX

De acordo com o cofundador da empresa de segurança cibernética Spidersilk, Mossab Hussein, os e-mails em questão podem ser ter duas explicações.

“É a própria FTX enviando esses e-mails [para notificá-los sobre o portal de sinistros] e assustando as pessoas. Ou então, alguém tem ‘uma lista’ de e-mails e usa de ‘força bruta’ para redefinir as credenciais através do portal.”

Conforme informou Hussein, se um hacker obtiver acesso aos endereços de e-mail pessoais do usuário, ele poderia obter acesso viável à conta do reclamante e desviar fundos para sua carteira pessoal.

Representantes da atual gestão da FTX não responderam imediatamente à reportagem.

Na última segunda-feira (17), usuários da FTX receberam um e-mail dos administradores de reestruturação do FTX informando que o prazo para reclamações está marcado para 29 de setembro de 2023. Estima-se que a FTX deva cerca de US$ 8,1 bilhões aos clientes depois que implodiu em novembro passado em um colapso que devastou todo o mercado cripto.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.