Segurança

Cuidado! Golpe de falso airdrop da Uniswap circula nas redes

Está circulando nas redes uma campanha de engenharia social divulgando um falso airdrop de tokens da Uniswap. O anúncio da distribuição de tokens falsa diz que o evento irá dar US$ 10 milhões em tokens UNI no dia 16 de fevereiro.

O golpista em questão está se passando por um representante da Fundação Uniswap e divulgou o airdrop falso junto com o anúncio legítimo da Uniswap v4. Enquanto o anúncio da v4 da Uniswap provou ser genuíno, o airdrop que o acompanhou não passou de uma fraude.

Falso airdrop da Uniswap

Nas últimas horas, um comunicado de imprensa falso sobre o airdrop fraudulento chegou a vários meios de comunicação de criptomoedas respeitáveis.

O link que divulgava o falso airdrop redirecionava os usuários a um site de phishing. Um ataque de phishing é um tipo de técnica de crime cibernético, em que os golpistas manipulam as vítimas para obter informações confidenciais.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Em geral, eles tentam se passar por instituições legítimas e enviam links maliciosos via e-mail, ou de outras formas, para obter dados sensíveis das vítimas como, por exemplo, endereços de e-mail, credenciais bancárias e senhas de carteira de criptomoedas.

O falso airdrop descrevia o evento como uma iniciativa “por ordem de chegada” para recompensar a comunidade e atrair novos usuários. A Uniswap não mencionou o airdrop fraudulento em nenhum momento em suas redes nem em seu site. Também não comentaram a falsa distribuição de tokens até o fechamento dessa notícia.

Embora não tenham sido relatadas perdas financeiras até o momento da publicação, esse incidente mina a confiança em airdrops e também em portais de notícias cripto.

Golpes de airdrops como este estão se tornando mais comuns, espalhando-se em plataformas de mídia social como X e agora chegando a veículos de notícias confiáveis. Abaixo estão algumas dicas para evitar ser vítima desses tipos de golpes:

  • Sempre tente confirmar com fontes oficiais antes de aderir a uma campanha de airdrop;
  • Sempre verifique as URLs dos sites antes de conectar sua carteira ou assinar transações.

Leia também: Carteira ligada a Convex Finance perde R$ 25 milhões em ataque

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.