Categorias Notícias

Criptomoedas serão determinantes na guerra comercial entre EUA e China

A disputa comercial entre a China e os Estados Unidos acontece de forma cada vez mais intensa, desde que Trump assumiu a Casa Branca.

Assim, após afirmar que as “guerras comerciais são fáceis de se vencer”, Trump lançou uma ofensiva contra a China. O país oriental, por sua vez, revida com o aumento nas taxas de vários produtos e materiais norte-americanos.

Vale lembrar que 2020 é ano de reeleição presidencial, nos Estados Unidos. Por isso, Trump está acirrando a disputa com os chineses.

Entretanto, um fator inusitado pode influenciar de maneira decisiva na briga: a regulamentação das criptomoedas.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Ao menos, é o que pensa a Ripple, fundadora do XRP, que é o terceiro criptoativo mais valioso do mundo.

Ripple critica a abordagem da SEC em relação aos criptoativos

A Ripple é uma empresa de criptoativos que possui uma boa relação com as instituições tradicionais do mercado.

Por esse motivo, o XRP é muito utilizado em projetos de integração das criptomoedas com soluções de pagamento, como os cartões de crédito e plataformas digitais.

Entretanto, para a Ripple, os Estados Unidos estão ficando para trás, em relação à regulamentação dos criptoativos. Para eles, o sistema financeiro americano ainda vê os criptoativos com maus olhos.

O principal problema, segundo a Ripple, está na SEC (Securities and Exchange Commission).  A SEC faz um trabalho similar ao da CVM, no Brasil, ou seja: regulamenta os ativos mobiliários, nos EUA.

Nos EUA, a SEC eximiu apenas o Bitcoin e o Ethereum de serem considerados oficialmente como valores mobiliários (securities). Assim, a gestão desses ativos é isenta de regulação, ao contrário do que ocorre com as ações, por exemplo.

No entanto, todos os outros criptoativos ficam à mercê da SEC.

Logo, a falta de um posicionamento oficial gera insegurança para as empresas que operam as altcoins e outros criptoativos.

Criptomoedas tem um poder decisivo em guerra comercial

Na linha do pensamento anterior, a Ripple destaca que a China tem uma visão diferente sobre as criptomoedas, na comparação com os EUA.

Na China, o governo subsidia energia. Isso permite que os pools de mineração de BTC e ETH sejam localizados, por lá.

Assim,  a China “controla” a emissão de BTC e ETH no mundo, mesmo que de forma indireta.

Isso não é uma boa notícia, já o governo chinês tem uma abordagem controladora do mercado. No território chinês, os pagamentos digitais são operados por poucas empresas.

Além do mais, a China está lançando a sua própria stablecoin, lastreada pelo Banco Central.

A conclusão do raciocínio da Ripple é a seguinte: a China está tentando destruir o dólar como a moeda de reserva global.

Caso isso se confirme, um sistema financeiro global controlado pelos chineses pode ser catastrófico, de acordo com a empresa.

Para a Ripple, o controle chinês do sistema financeiro pode significar a implementação de um “score social”. Nele, os inimigos do Estado poderão ter as suas transações bloqueadas.

Outro problema seria a evasão de divisas para fora da jurisdição americana, que é mais restritiva nas questões relacionadas à lavagem de dinheiro.

Finalmente, é possível afirmar que a Ripple tem interesse direto em “patrocinar” a aventura do governo americano com as criptomoedas.

Assim, é necessário ter cautela com o posicionamento da empresa, embora alguns dos seus temores sejam embasados na realidade.

Leia também: EUA apreendem milhões de dólares em criptomoedas de grupos terroristas

Leia também: China expande testes com sua moeda digital e ela pode ser lançada ainda em 2020

Leia também: Confira os cinco criptoativos que mais se valorizaram durante a semana

Compartilhar
Nicolas Nogueira

Advogado, formado em Direito pela UFPR, com MBA em Negócios Internacionais. Tenho contato com as criptomoedas desde 2017. Sou apaixonado pelo assunto! Para mim, as criptomoedas são o único futuro possível para a economia mundial, bem como a melhor ferramenta de liberdade financeira para todos nós.

This website uses cookies.