Notícias

Criador do SegWit introduz nova linguagem para contratos inteligentes do Bitcoin

O desenvolvedor Pieter Wuille introduziu uma nova linguagem de programação para contratos inteligentes na blockchain do Bitcoin, chamada Miniscript, conforme noticiou a Cointelegraph nesta quinta-feira, 22 de agosto.

Wuille, criador o upgrade da rede do Bitcoin chamado SegWit, anunciou o site do projeto Miniscript por meio de um email enviado aos desenvolvedores do Bitcoin ainda nesta semana, especificamente no dia 19 de agosto.

A linguagem Miniscript foi desenvolvida e implementada por Wuille, Andrew Poelstra e Sanket Kanjalkar, na empresa canadense voltada ao ecossistema de blockchain Blockstream Research. Wuille alegou que o projeto tomou um ano de seus desenvolvedores, estando agora em um estágio onde maior atenção é necessária.

A Miniscript é uma linguagem para escrever scripts de Bitcoin em uma determinada estrutura, permitindo análise, composição, assinaturas genéricas e outras. O script do Bitcoin é uma linguagem de programação básica que torna contratos inteligentes possíveis ao permitir que usuários usem condições específicas para que uma certa transação seja finalizada.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

De acordo com Wuille, a adoção da Miniscript pode reduzir algumas das barreiras entre partes de software utilizadas em contratos inteligentes, fornecendo ainda um ecossistema multi-assinaturas que funciona de forma mais efetiva do que uma simples linguagem de script. Ele explicou no Twitter:

“Imagine que uma companhia queira proteger a armazenagem de seus fundos utilizando uma política de ‘duas de três assinaturas’ com três executivos. Contudo, um dos executivos possui uma boa estrutura baseada em 2FA por si só. Por que a estrutura não pode ser única, com todos os participantes? Boa parte do trabalho é focada em extensões à funcionalidade da blockchain para suportar uma aplicação mais complexa, mas eu sinto que nós estamos esquecendo que utilizar essas funcionalidades de forma acessível e analisável é impossível atualmente.”

Embora a Miniscript seja basicamente uma reformulação do script do Bitcoin e permaneça com a mesma linguagem,  ela permite que carteira e outros softwares construam e analisem scripts de forma mais efetiva, segundo Wuille.

Wuille deu um exemplo de como a mesma linha se parece no script básico do Bitcoin e na Miniscript.

Miniscript já está disponível para implementações em C ++ e Rust, segundo Wuille, tendo ele acrescentado que o projeto ainda está sendo desenvolvido. O desenvolvedor esclareceu que a Miniscript foi desenvolvida para o Bitcoin como ele existe atualmente e não requer mudanças de consenso.

Leia também: BitcoinTrade implementa suporte para carteiras SegWit da rede Bitcoin

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.