Segurança

Credores da extinta Mt. Gox podem estar perto de receber reembolsos; entenda

Os credores da extinta exchange de criptomoedas Mt. Gox podem se encher de esperanças, pois, ao que parece, estão mais perto de receber os seus pagamentos. A Mt. Gox foi uma das maiores exchanges do mundo, mas em 2011 a corretora japonesa perdeu mais de 850.000 Bitcoins (BTC) em um ataque hacker.

Desde então, os investidores que perderam recursos aguardam para serem reembolsados. Em novembro do ano passado, a empresa lançou um “Plano de Reabilitação”, prometendo devolver cerca de 137.000 BTC aos investidores.

Reembolso da Mt. Gox

Agora, após um longo período de espera, os credores da Mt. Gox já têm um cronograma mais ou menos definido. De acordo com novas instruções divulgadas pela exchange, eles precisarão se registrar em um sistema de reivindicação online e criar contas em exchanges de criptomoedas para receber desembolsos por suas reivindicações. Esse sistema permitirá que os credores registrem suas informações e selecionem um método de pagamento para serem reembolsados posteriormente.

Conforme destacou a Mt. Gox, os credores que não concluírem o processo de “seleção e registro” antes do prazo de 10 de janeiro de 2023 perderão os seus fundos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“O prazo para seleção e registro é 10 de janeiro de 2023 (horário do Japão); qualquer credor que deseje receber o reembolso deve concluir a seleção e o registro no sistema até esse prazo”, diz o memorando assinado pelo administrador Nobuaki Kobayashi.

Vale destacar que a distribuição de ativos não vai ocorrer no dia 10 de janeiro, segundo uma fonte familiarizada com o assunto. Mas a expectativa é que os pagamentos ocorram em 2023. Além disso, não está claro quantas exchanges vão ajudar no processo de pagamento dos credores. Mas Bitstamp disse em comunicado que estava entre as plataformas indicadas.

“O objetivo é permitir que os credores de reabilitação recebam pagamentos de acordo com o Plano de Reabilitação de forma suave, justa e segura, e esclarecer assuntos que não foram totalmente esclarecidos no Plano de Reabilitação”, escreveu Kobayashi.

Por fim, a Mt. Gox disse que há materiais muito importantes que os credores devem ler cuidadosamente antes de concluir o processo. Os documentos incluem informações sobre a situação financeira da exchange, um aviso sobre a alteração do plano de reabilitação, aquisição de permissão para pagamentos e um guia para a seleção de uma exchange ou custodiante de criptomoedas.

Impacto no mercado cripto?

Destaca-se que o reembolso aos credores da Mt. Gox é visto com cautela por analistas e especialistas em criptomoedas. Isso porque muitos acreditam que o lançamento de 137.000 BTC no mercado pode desencadear um aumento na pressão de venda. Como consequência, isso pode forçar o preço do Bitcoin a cair ainda mais em relação ao preço atual.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.