DeFi

Cosmos aprova mudanças em sistema de staking

O Cosmos Hub aprovou uma proposta para substituir os módulos existentes de staking pelo chamado “Liquid Staking Module”, ou LSM. Conforme justificou a equipe por trás da rede Cosmos, a mudança permitirá uma maior liquidez e flexibilidade para os detentores de tokens ATOM.

As blockchains baseadas em Prova de Participação (PoS), como a Cosmos, exigem que os validadores bloqueiem seus tokens para participar da proteção da rede e receber recompensas. No caso do Cosmos, os validadores devem bloquear os tokens ATOM.

Atualmente, os validadores precisam esperar 21 dias para desbloquear seus tokens. Esse período é conhecido como “período de desvinculação”. O objetivo é evitar a retirada súbita de um grande número de validadores. Mas com a implementação do LSM, os detentores de tokens ATOM poderão liquidar seus tokens em staking sem ter que esperar este tempo de 21 dias.

De acordo com David Rodriguez, analista de pesquisa da Blockworks, essa proposta é uma grande vitória para o Cosmos Hub e seu ecossistema. Isso porque, segundo ele, o staking líquido do Cosmos podem liberar bilhões de dólares em liquidez e permitir o florescimento do Cosmos DeFi.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Cosmos muda staking

Para mitigar os riscos, será estabelecido um limite de 25% sobre os tokens em staking líquido que podem ser realocados em staking. Esse limite poderá ser ajustado pela governança do Cosmos Hub. O LSM também introduzirá um mecanismo chamado “validator bond”, no qual cada validador deve autovincular ATOM em uma proporção de 1:250 para receber tokens ATOM no novo sistema.

Se um validador agir de forma maliciosa, sua autovinculação será cortada. Com o LSM, os validadores serão obrigados a colocar mais de si mesmos no jogo, segundo Rodriguez. Isso significa que será possível delegar tokens ATOM a um validador com mais tokens autovinculados. No entanto, isso pode favorecer a centralização, argumentam alguns analistas.

Mais de 60% dos detentores de ATOM votaram nesta proposta de sinalização. Desses, 87% votaram a favor, apenas 6% votaram contra e pouco menos de 7% optaram pela abstenção. É provável que a Cosmos crie uma proposta para implementar o LSM no final do ano.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.