Categorias Notícias

Consensus 2018: reguladores dos EUA discutem se o ether é um valor mobiliário

NOVA YORK – O token nativo da plataforma Ethereum (ether) é um valor mobiliário ou não? De acordo com o comissário da Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities (CFTC, na sigla em inglês), Brian Quintenz, essa questão está sendo discutida entre o órgão regulador do mercado de commodities dos Estados Unidos e a Comissão de Valores Mobiliários (SEC, na sigla em inglês) do país.

Segundo Quintenz, que participou da conferência Consensus 2018, realizada nesta segunda-feira, 14 de maio, em Nova York, ainda não existe uma data específica para o anúncio da decisão.

“Não diria que anunciaremos daqui a alguns dias e também não diria que anunciaremos daqui alguns meses”, explicou o regulador.

O mercado e também aqueles que trabalham diretamente com projetos em cima da plataforma do Ethereum estão ansiosos pela resposta. Isso porque, caso os órgãos reguladores considerem o ether um valor mobiliário (security, em inglês), isso poderá impactar drasticamente para baixo o preço do ativo.

O motivo é que várias corretoras nos Estados Unidos e no mundo negociam o ativo, mas não possuem licença regulatória para negociar valores mobiliários.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“A regulação do governo não deve frear a inovação. O governo não deve ver a inovação tecnológica somente do ponto de vista do risco. Precisamos coordenar esforços entre as agências reguladoras”, afirmou Quintenz.

O Ethereum surgiu após os seus criadores, como Vitalik Buterin e Joseph Lubin, terem realizado uma oferta inicial de criptomoeda (ICO, na sigla em inglês), que levantou dezenas de milhões de dólares em 2014.

A SEC já afirmou publicamente que a maioria das ICOs representam, na verdade, ofertas de valores mobiliárias ilegais, que não obtiveram registro junto ao órgão para realizarem levantamento de capital.

Compartilhar
Milton Leal

Jornalista econômico com mais de 10 anos de experiência, documentarista e viajante do mundo. Conheceu a Blockchain no final de 2014. Desde então, acredita na descentralização como meio para a revolução.

This website uses cookies.