Conheça três casais brasileiros unidos por amor e Bitcoin

Assim como em outras datas especiais, o CriptoFácil traz uma homenagem para o dia dos namorados. Entrevistamos simultaneamente os casais Edilson e Miriam (OriginalMy), Richard e Thata (Convex Research) e Isnaylha e Kalyna (P2P).

Cada um deles possui experiências e atuações diferentes na comunidade criptomoeda brasileira. Porém, suas histórias têm em comum a união, valiosas lições e, principalmente, o forte amor envolvido.

Ah, claro, não poderíamos esquecer o Bitcoin (BTC), cuja participação uniu ou reforçou a união entre eles. Por fim, cada casal traz uma valiosa lição sobre as lições que o BTC tem a ensinar sobre investimentos e relacionamentos.

Dez anos de união – e gerando uniões

Juntos desde 2011, Edilson Osório e Miriam Oshiro possuem uma vida praticamente interligada ao BTC, tal qual a reação apresentada por ambos no primeiro contato com a criptomoeda.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O primeiro contato do casal com o BTC ocorreu pelas mãos do Edilson, que descobriu a criptomoeda em 2011. Cientista da computação e graduado em Direito Autoral, ele se surpreendeu com o fato de existir um ativo digital que não pudesse ser copiado.

Eventualmente, Edilson apresentou o invento à Miriam, dois anos depois, e a reação foi a mesma que a de seu companheiro.

“(O BTC) era algo muito surreal, difícil de compreender como algo criado na internet não poderia ser copiado. Nesta época fiz a minha primeira compra de uma fração de Bitcoin, valendo pouco mais de 700 reais. E comprei achando caro!”, explicou.

A união com o BTC e a blockchain gerou seu primeiro “filho” em 2015, com o lançamento da startup OriginalMy. Edilson é o atual CEO da empresa, enquanto Miriam atua como COO. A empresa possibilita assinaturas de contratos, identificação digital, prova de validade jurídica de documentos, entre outros.

Por fim, a união entre ambos trouxe lições valiosas: casamentos, assim como o BTC, possuem volatilidade.

“O que os relacionamentos têm em comum com o Bitcoin e investimentos é que você precisa ter cuidado nas escolhas que faz e não agir por impulso. Nem todo mundo está preparado para as oscilações. Quando está na alta tudo vai bem, porém o importante é ter paciência e tranquilidade quando estiver em baixa”, disse o casal.

Unidas pela blockchain

Isnaylha Lima e Kalyna Lordão possuem uma história diretamente ligada com a OriginalMy. Todavia, o elo entre os dois corações foi justamente o BTC.

Ambas se conheceram em fases diferentes durante o ano de 2017. Kalyna já era investidora de BTC enquanto Isnaylha iniciava seus trabalhos como vendedora P2P. Na época, as negociações ocorriam principalmente em grupos, e foi num desses grupos que elas se conheceram

O namoro tornou-se uma união consolidada 13 de setembro de 2018. Posteriormente, o ato de amor viria a tornar-se histórico como a primeira união estável realizada em blockchain no Brasil.

Todo o processo ocorreu pela internet e envolveu cinco pessoas, distribuídas em quatro cidades e dois países diferentes. O resultado foi uma união sólida e enriquecedora, exatamente como a rede do BTC.

“Nunca paramos para pensar sobre essa analogia, mas agora vemos como o Bitcoin e relacionamento têm aspectos em comum. Ambos são investimentos (tempo, dinheiro, disposição, atenção, confiança) que você visa além de preservar a sua liberdade, ter a tranquilidade de contar com algo sólido e enriquecedor, em todos os sentidos da palavra’, explicou o casal.

Relacionamento antifrágil

Em sua obra seminal, cujo título leva o nome do conceito, o economista Nassim Taleb define o que seria antifragilidade. Trata-se do oposto de frágil, é algo que melhora quando está diante de uma situação inesperada. Assim podemos definir o relacionamento entre Richard Rytenband e Thata Saeter.

O casal está junto desde 2014, unido pela defesa dos ideais de liberdade e pelo interesse por economia e política. Por sua vez, o BTC trafega pelos três conceitos e também serviu como ponto de contato entre o casal.

Atualmente, Richard e Thata são sócios na casa de análise Convex Research. Além de investimentos tradicionais, a casa aborda as criptomoedas unindo os conceitos de antifragilidade em suas análises.

E se Nassim Taleb hoje abomina o BTC e até mesmo bloqueia quem o questiona, o casal mantém suas diferenças. No entanto, elas servem como uma forma de fortalecer essa união.

“Compartilhamos dos mesmos valores e princípios, mas temos gostos e preferências diferentes e divergimos em muitos assuntos. Mas isso não é um problema, na verdade, as pessoas geralmente acham que nós concordamos em tudo, quando não”, explica Thata.

Bitcoin e relacionamentos: fortes nas adversidades

E tal qual a rede do BTC, as adversidades ajudam os casais a manterem-se cada vez mais unidos e fortes. Todo relacionamento tende a enfrentar seus SegWit2x, Acordos de Nova York e outras situações estressantes.

Os exemplos trazidos hoje mostram que tais conflitos podem gerar o fim de uma união e, consequentemente, pessoas mais fracas. Ou podem, pelo contrário, fortalecer ainda mais os laços e levar o relacionamento (ou o preço, no caso do BTC) para novos topos.

“É nos desafios e obstáculos que nós dois mais nos fortalecemos como casal. Os desafios são fonte de aprendizado e nos tornam mais fortes. De fato, essa mentalidade remete à antifragilidade e aos aspecto da tecnologia que somos entusiastas. Enxergamos que é muito melhor cooperar um com outro e se fortalecer, do que perder tempo com situações bobas ou desgastes desnecessários. Nosso foco está em nos dedicarmos a um fortalecer o outro”, finalizam Richard e Thata.

Leia também: Ethereum pode valorizar 25% neste fim de semana

Leia também: Primeiro ETF de Bitcoin do Brasil estreia daqui 2 semanas 

Leia também: Exchanges de criptomoedas abrem vagas de emprego no Brasil

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.