Categorias Notícias

Conheça o “Dia da iniciação HODLers”; Iniciativa promove a importância da detenção de chaves privadas

Esta quinta-feira, 03 de janeiro, é um dia especial para a comunidade de cripto-entusiastas, afinal, nesse dia é comemorado os 10 anos do lançamento do Bitcoin, o bloco-gênese. E essa não será a única comemoração do dia.

Uma comunidade chamada “HODLers of Last Resort” (HODLers de Última Instância) também aproveitará o dia para celebrar o Proof of Keys, um evento de prova de chaves. Nesse evento, os usuários serão estimulados a criarem suas chaves privadas e tomarem posse de todos os seus Bitcoins mantidos por terceiros de confiança ​​em seu nome.

Segundo o grupo, um dos grandes propósitos do Bitcoin como criptoativo é a descentralização: não apenas por razões de segurança e removendo um único ponto central de falha, mas acima de tudo para aproveitar o poder sobre seus próprios fundos em oposição a entidades centralizadas. O lema do grupo é uma frase muito conhecida pelos usuários de Bitcoin, cunhado pelo evangelista Andreas Antonopoulos: Not Your Keys, Not Your Bitcoins (Se não possui as chaves privadas, não possui Bitcoins).

Esta prática, de acordo com os criadores do projeto, tem como objetivo servir de teste de confiança pela comunidade, provar a posse dos Bitcoins e fortalecer o consenso da rede.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Você pode considerar o Proof of Keys um exercício de prontidão de combate. Esperançosamente, isso ajudará a evitar novas escaramuças irritantes com aqueles que desprezam o poder da soberania monetária dos indivíduos”, explica o site oficial.

A importância das chaves privadas

De forma resumida, as chaves privadas são uma sequência secreta de letras e números usada para autorizar transações de criptoativos. Ao funcionar como uma senha pessoal, elas dão ao seu detentor a propriedade real dos ativos digitais.

Apesar de sua importância, muitos proprietários de criptoativos não possuem realmente suas chaves privadas. Estes acabam confiando em terceiros, como exchanges ou serviços de custódia, para salvaguardar suas propriedades. Isto pode parecer algo comum – afinal, os bancos funcionam da mesma maneira – mas os ideais por trás do Bitcoin, bem como questões legítimas de segurança, não justificam esse tipo de armazenamento.

O movimento é uma chance para os usuários reafirmarem a posse sobre seus próprios criptoativos, bem como para forçar terceiros a provar que eles realmente detêm todos os ativos que reivindicam. De acordo com Trace Mayer, apresentador do podcast Bitcoin Knowledge e um dos principais defensores do Proof of Keys, o evento foi planejado para ser uma “celebração”.

“A ideia da prova de chaves é mostrar à comunidade [de cripto-entusiastas] que ainda há controle sobre nossos fundos”, disse Mayer em um anúncio em vídeo.

“Muitas pessoas novas entraram na comunidade, e eu acho que é importante para nós declarar e reafirmar a nossa soberania monetária de tempos em tempos.”

Apoios de peso

A ideia do evento teve origem no usuário do Reddit “sotashi”, que Mayer creditou em seu novo site. Mayer convidou qualquer pessoa interessada em participar do Proof of Keys a tuitar ou retuitar sua mensagem e preencher um formulário no site com os links para seus tuites. Até agora, 246 pessoas preencheram o formulário – e boa parte delas são nomes de peso na comunidade.

O movimento recebeu muito apoio nas últimas semanas. Figuras proeminentes da comunidade, como o especialista em criptografia Nick Szabo, adicionaram a expressão [Jan/3➞₿ ?∎], ou um dos seus símbolos, na sua descrição do Twitter para mostrar apoio ao evento. E sobre a coincidência das datas do evento com o “aniversário” do Bitcoin, não trata-se de uma coincidência, mas sim de uma importante mensagem: quem controla as chaves, controla o dinheiro.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.