Tecnologia

Conheça o BRC-69, um novo padrão de token em Bitcoin

O ecossistema do Bitcoin está testemunhando um avanço importante graças ao protocolo Ordinals. A introdução dos tokens BRC-69, uma inovação trazida pelos desenvolvedores da Luminex.io, pode vir a reduzir os custos de transação em impressionantes 90%.

Os tokens BRC-69 diferenciam-se pelo recurso de inscrições recursivas, que permitem uma comunicação eficiente com tokens já existentes. Essa característica permite que determinados dados sejam reutilizados, evitando a necessidade de carregá-los novamente na blockchain do Bitcoin.

No contexto do protocolo Ordinals, a gravação de dados – seja texto, áudio, imagens, vídeos ou aplicativos – numa parte das transações do Bitcoin denominada “Witness” é conhecida como “registros”.

As inscrições recursivas têm o potencial de contornar a limitação de 4MB imposta aos blocos de Bitcoin, ao permitir que múltiplos tokens operem em conjunto ou sejam inseridos uns dentro dos outros.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Um exemplo ilustrativo é o de uma coleção de arte digital na forma de um token não fungível (NFT). Em vez de carregar 1.000 arquivos JPEG para o registro da rede, é possível carregar os dados necessários para alguns registros e, a partir desses registros, compartilhar o código com outras pessoas que desejem usá-lo no futuro.

Novo recurso para o Bitcoin

Os desenvolvedores da Luminex.io salientaram a importância de se preservar os recursos na rede otimizando o espaço utilizado nos blocos do Bitcoin:

“À medida que o número de inscrições cresce, os slots de bloco Bitcoin estão se tornando mais escassos e caros. Precisamos de abordagens inovadoras que permitam aos criadores manifestar suas ideias enquanto otimizam a eficiência.”

A proposta do token BRC-69 destaca essa ênfase na otimização. Ao registrar determinados dados, como algumas imagens ou recursos em coleções de arte, apenas uma vez na transação de implementação, os tokens consistem num arquivo HTML que referencia esses recursos numa linha de código relativamente curta.

O processo de criação de coleções NFT usando BRC-69 em Ordinals envolve várias etapas, como escrever imagens de recursos, escrever um JSON de implementação de coleção BRC-69, escrever um compilador de coleção BRC-69 JavaScript, e a inscrição do ativo BRC-69 com a operação de cunhagem.

Para os usuários, esse processo não envolve etapas extras. Plataformas e aplicativos que suportam inscrições recursivas exibirão os resultados finais automaticamente.

Leonidas, uma figura conhecida na esfera do protocolo Ordinals, aponta para o enorme impacto potencial do BRC-69 no Bitcoin.

“Bitcoin terá essencialmente sua própria internet, onde cada arquivo pode solicitar dados de outros arquivos no Bitcoin. Ainda não está claro como isso será utilizado, mas certamente é um momento importante de sua história”, disse.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.