Segurança

Conheça as principais estratégias para escapar de golpes do mercado cripto

Os golpes no mercado cripto seguem em crescimento apesar da queda do valor dos criptoativos. O relatório mais recente da Binance apontou que o número de “golpes de relacionamento” reportados por vítimas à exchange mais que dobrou nos 12 meses até agosto de 2023, em comparação ao período anterior.

A fim de combater esse tipo de golpe, a exchange de criptomoedas elaborou um artigo descrevendo os principais golpes que podem acometer investidores de cripto e algumas estratégias para tentar escapar dessas fraudes.

Conforme informou a Binance, os chamados “golpes de relacionamento” ocorrem quando um golpista estabelece contato virtual com uma vítima lhe oferecendo um investimento com altos retornos. Em geral, os alvos são investidores inexperientes ou desavisados. Outro caso é quando o golpista pede alguma ajuda financeira à vítima, após estabelecer algum grau de confiança.

Além do golpe de relacionamento, outra fraude recorrente no mercado cripto é a do “especialistas em investimentos” e os autoproclamados “funcionários da Binance (ou de outra exchange)”. Esses fraudadores tentam persuadir os investidores com promessas de altos lucros.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Dicas para evitar golpistas cripto

A Binance listou uma série de ferramentas, plataformas e dicas que podem ajudar os investidores a detectarem golpes com cripto.

A primeira dica é: verificar a identidade. A fim de facilitar a verificação da identidade de supostos “funcionários” da Binance, a exchange desenvolveu o Binance Verify. Trata-se de uma ferramenta simples e gratuita para que se possa checar se aquela pessoa é mesmo um colaborador da instituição.

A Binance ressaltou que os seus funcionários nunca farão contato proativo através das redes sociais para discutir investimentos ou oferecer serviços exclusivos.

Em segundo lugar a exchange alertou para as promessas de retornos irreais: “Se está muito bom para ser verdade, é porque provavelmente não é verdade”. Conforme observou a Binance, embora as criptomoedas possam oferecer eventualmente grandes retornos, não é possível garantir rendimentos fixos. Afinal, os ativos digitais podem ser extremamente voláteis. Portanto, atenção para os golpes com promessas de altos retornos.

A terceira dica é verificar os antecedentes. Isso pode ser feito pesquisando o histórico do tal “programa de investimento”. Ferramentas como, por exemplo, who.is e Scamadviser podem ajudar a avaliar a confiabilidade do projeto.

Golpes de relacionamento

Em particular para os golpes de relacionamento, a Binance deu outras dicas. A primeira delas é pesquisar imagens da pessoa. Aplicativos de busca de imagens, como TinEye, Google (pesquisa por imagem) ou Baidu (pesquisa por imagem), podem ajudar a verificar a autenticidade das fotos de perfis em redes sociais.

Além disso, as pessoas podem realizar buscar na internet utilizando palavras-chave como “golpista”, “golpe romântico” ou “fraude de namoro” associadas ao nome da pessoa com quem se relaciona online.

Outra dica é sugerir uma chamada de vídeo a fim de confirmar a identidade da pessoa. Caso evitem esse contato visual, pode se tratar de um golpe.

Por fim, para golpes de investimento em níveis, que prometem altos retornos financeiros com base na quantidade
de novos usuários que o investidor convida a participar, a Binance recomendou que se faça a verificação de endereços de carteiras. Para isso, a pessoas pode utilizar exploradores de blocos, como Bitquery, TRONSCAN, Etherscan, BscScan ou btc.com, para verificar a legitimidade dos endereços de saque usados pelo esquema.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.