Notícias

Conheça os 50 casos de uso mais expressivos da tecnologia blockchain

Matteo Zago, cofundador da plataforma Essentia.one, publicou um texto no Medium com 50 dos maiores casos de uso da tecnologia blockchain. Os casos de uso abordados por Zago ultrapassam 20 ramos, com aplicações de blockchain em serviços governamentais, controle de fronteira, identificação e até mesmo serviços médicos.

A maior aglomeração de casos de uso se dá na Europa.

Blockchain aplicada ao mundo real já é realidade

Em seu texto, Zago fala sobre o costume comum de se referir à tecnologia blockchain como solução para problemas, ao mesmo tempo em que são ignorados os casos de uso que já estão mudando diferentes indústrias.

O Fórum Econômico Mundial previu que, até 2025, 10% do PIB mundial estará alocado em negócios relacionados à tecnologia blockchain. Zago aponta que o significado de tal previsão é uma mudança sísmica de posição para os executivos, que começarão a explorar cada vez mais a tecnologia blockchain.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Ele afirma:

“Os casos de uso diferem, mas os benefícios derivados do uso da tecnologia permanecem os mesmos: transparência, imutabilidade, redundância e segurança.”

Na música, Zago aponta para o projeto Artbit, supervisionado por Matt Sorum – ex-baterista da banda Guns N Roses. O objetivo é repassar uma parcela maior dos ganhos aos produtores de conteúdo musical, que atualmente precisam dividir o montante adquirido com diversas outras partes.

No ramo de cadeias de abastecimento, a publicação menciona os esforços da IBM e Walmart na China, que lançaram a Blockchain Food Safety Alliance. O objetivo é informar a procedência dos produtos alimentícios, garantindo a segurança dos consumidores.

Os direitos das minorias também são levantados, uma vez que iniciativas envolvendo blockchain já estão sendo desenvolvidas para rastrear as taxas de crimes contra a comunidade LGBTQ+.

Em termos de jornalismo, a plataforma Civil criou um mercado de produção de conteúdo sobre uma plataforma blockchain, favorecendo a criação de conteúdos de qualidade.

Jogos, considerada uma das áreas mais promissoras da tecnologia blockchain, também é um ramo em destaque no artigo. A título de exemplo, Zago menciona os esforços feitos pela Ubisoft no sentido de explorar aplicações da blockchain em seus jogos.

É possível conferir o restante do mapa de casos de uso de blockchain na imagem abaixo:

Leia também: União Europeia reconhece OriginalMy como uma aplicação em blockchain confiável

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.