Categorias Notícias

Confira 5 dicas para fazer trading sem perder a sanidade

Apesar da pandemia de Covid-19 e da consequente crise financeira, o número de investidores segue em alta no Brasil. Uma pesquisa do Estadão mostrou que 900 mil novas pessoas entraram na bolsa durante a pandemia.

Outra atividade que também vem crescendo na bolsa é o trading, especialmente o day trading. Pesquisas no Google com os termos “como fazer day trade?” cresceram 53% no último ano.

O isolamento social, bem como a perda de renda, podem ser apontados como motivadores do crescimento. Muitas pessoas buscam fazer uma renda extra com a atividade.

Porém, o risco é muito alto. Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas em 2019 apontou que mais de 90% dos day traders tiveram prejuízos nas operações. Embora a promessa de lucros exista, o risco de falência é ainda pior. E pode acarretar até mesmo no fim da vida da pessoa.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Por isso, resolvemos trazer uma lista com 10 dicas para você manter sua sanidade e evitar perdas nas suas operações de trading. Confira.

Estabeleça horários fixos para operar

O mercado de criptoativos funciona 24 horas por dia. Isso pode soar tentador para muitas pessoas, mas pode ter um alto risco. Você não precisa operar todas as horas. Estabeleça um período (de preferência, aquele que seja mais produtivo) e uma meta de negociações.

Ao fazer isso, você evita que o trading se torne um vício e consuma todo o seu dia.

Faça um plano – e siga-o

Disciplina é fundamental em qualquer profissão. Em áreas de alto risco, como esportes e trading, ela torna-se fundamental. Você precisa ter planos de entrada, saída, quais limites pretende colocar e, principalmente, quais prejuízos está disposto a assumir.

“Eu tendo a fazer muitas anotações.‘ Qual é o perfil de risco / recompensa do que estou fazendo? O que estou disposto a fazer na negociação e o que posso perder?’”, afirmou Bobby Cho, trader e sócio da CMS Holdings.

Ao traçar o plano, mantenha-se atento e fiel ao mesmo. Ao mesmo tempo, mantenha suas estratégias sempre atualizadas e reveja seus parâmetros a cada período de tempo.

Controle suas emoções

Esse talvez seja um ponto chave para o trade. Não são poucas as vezes em que, ao fazer uma boa operação, o trader receia. Ele teme sair cedo demais e perder lucros ainda maiores. E, ao fazer isso, muitas vezes perde até os ganhos que conquistou.

Para Kevin Zhou, trader na Galois Capital, lidar com as emoções é um dos maiores problemas dos traders. “Você não deve se gabar pelos seus ganhos, tampouco deve se sentir tão mal com as perdas”, afirma.

Se você sentir que o seu emocional está pesando nas operações, então feche o home broker. Faça outra atividade e não pense mais naquela operação.

Faça exercícios

Falando em realizar outra atividade, ter uma rotina de exercícios é algo muito útil. Eles ajudam a manter a produtividade em alta, melhorar a saúde e aumentar a disposição física e mental.

Como o trader opera em sua maior parte sentado, ter pequenos exercícios ajuda a quebrar a rotina das operações. Seja musculação, exercícios aeróbicos, corrida ou caminhada leve.

“É essencial que você vá para a academia ou se exercite de alguma forma para clarear a cabeça”, diz Scott Melker, trader que atende pelo pseudônimo de Wolf of All Streets.

Não torne o trade sua única fonte de renda

Em virtude de seu risco, os rendimentos do trading costumam ter uma forte volatilidade. Há momentos em que as operações são bastante lucrativas. Por outro lado, o trader pode amargar dias, até semanas de prejuízos.

Se o trading é a única fonte de renda do profissional, isso pode gerar uma forte pressão. Por isso, não se limite ao trading. Tenha outras fontes de renda alternativas que possam lhe ajudar a bancar seus custos.

“Tire a pressão criando múltiplos fluxos de renda. O trading torna-se mais fácil se você não precisar fazer US$ 1.000 por dia”, diz Melker.

Leia também: Bitcoin rompe os US$ 12.000 e faz Binance sair do ar

Leia também: Bolsonaro afirma que registros no PIX podem começar já em outubro

Leia também: Famoso trader aponta 3 protocolos DeFi que são “joias ocultas”

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.