Tecnologia

Como parachains da Polkadot estão mudando um ecossistema centrado em blockchain

Até então, blockchains focadas em contratos inteligentes lideraram o mercado de cripto ativos e adquiriram um papel fundamental no desempenho do setor.

A rede Ethereum vem liderando esse mercado, porém novas tecnologias, como as da Polkadot, começam a trazer um novo paradigma para o setor.

Polkadot e o “Token2049”

Polkadot é um ecossistema amplo criado por Gavin Wood, que também foi cofundador da rede Ethereum, e depois do seu avanço com o lançamento da Relay Chain, ela tornou-se foco novamente durante o evento “Token2049”, onde um enorme interesse pela “natureza disruptiva da tecnologia” colocou diversos pontos em questão.

Tendo em mente que cada rede tem suas próprias propostas e utilidades, notamos que com o amadurecimento dos ecossistemas cada um servirá melhor a um propósito, e é aí que eventos como o “Token2049” entram, com diversas palestras que serviram para mostrar a importância de entender qual a utilidade de cada projeto, e educar as pessoas para saberem como cada ecossistema funciona.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Parachains são o diferencial

A polkadot permite a criação de blockchains personalizadas, chamadas de “parachains”, onde um usuário define os parâmetros que atenderão suas necessidades específicas. Além disso, elas podem importar funcionalidades de outras já construídas, permitindo, então, a utilização de estruturas completas para criação de novas parachains.

Dessa forma, tornamos o ecossistema que hoje é centrado em blockchains, em um diversificado e democrático ecossistema de parachains totalmente voltadas à necessidade do usuário. Certamente isso é o que a Polkadot deseja explorar, trazendo além de tudo um objetivo mais filosófico para tornar o ecossistema algo imparável, com um compromisso muito sério com descentralização e transparência.

E segundo o próprio Gary Wood, alcancem a “democracia codificada”.

Por fim, estamos vendo um grande número de projetos de parachains sendo construídos na Polkadot. Trazendo um crescimento no interesse e utilização do ecossistema, além de uma comunidade imensa presentes em eventos como o do Token2049 em Cingapura.

Compartilhar
Gabriel Madureira

Estudante de ciência e tecnologia na UNIFESP, possui 3 anos de experiência em criptomoedas e 6 anos no mercado tradicional. Trabalha também produzindo conteúdo sobre DeFi nas redes sociais.

This website uses cookies.