Categorias Notícias

Como funciona a liquidez no mercado de security tokens?

 

Pessoal, no vídeo de hoje eu vou falar sobre a liquidez dos security tokens. Eu já tenho um vídeo aqui no canal explicando o que são os security tokens, então vou resumir de forma bem rápida aqui novamente.

Caso voce ainda não tenha assistido e queira entender o que significa, assista ao vídeo específico de security tokens.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O que são Security Tokens?

De uma perspectiva legal, os “tokens de segurança” são títulos comuns e estão sujeitos às mesmas regulamentações. A diferença é que os registros sobre a propriedade de títulos são armazenados em blockchain em vez de em papel ou em outras formas de registros.

É por isso que são frequentemente chamados de “digital securities”, ou títulos digitais. A tecnologia blockchain melhora significativamente as operações com títulos, tornando-os digitais e automatizados.

Em particular, a transferência de títulos digitais é muito mais fácil e pode acontecer em minutos ou segundos em vez de semanas.

Porque a Liquidez é tão importante para os Security Tokens?

A liquidez de um ativo define a facilidade com que ele pode ser vendido. Embora os tokens de segurança tenham várias vantagens, a liquidez é a principal.

A adoção em massa de “tokens de segurança” requer, antes de mais nada, o interesse dos investidores. Isso criará incentivos para que as empresas emitam títulos digitais em vez dos tradicionais.

Para os investidores, a falta de liquidez é o maior problema dos títulos que não estão listados em bolsas, pois torna os investimentos neles mais arriscados e faz com que os investidores esperem décadas até que paguem.

Portanto, desbloquear a liquidez dos tokens de segurança é crucial para sua adoção em massa.

Como é possível a liquidez para tokens de segurança?

Para responder a essa pergunta, precisamos voltar a uma definição original de liquidez, que é a capacidade de vender ativos rapidamente a qualquer momento.

Tem dois componentes principais: a complexidade de conduzir a transação e a facilidade de encontrar uma contraparte.

O primeiro problema é resolvido pela tecnologia blockchain. Seu principal benefício para títulos privados é que ele simplifica enormemente a condução da transação com títulos, tornando possível fazer tudo online em poucos minutos.

Convencionalmente, a transferência de títulos exigiria a assinatura de acordos físicos.

Relatórios de alterações no registro do governo, liquidação de uma transação por meio de transferência eletrônica e verificação manual de conformidade dos indivíduos envolvidos na transação.

A complexidade da transferência também afeta o número de contrapartes potenciais. Quando a transferência é complicada e cara, torna-se inviável transacionar pequenas quantias.

Isso isola os investidores menores do mercado, tornando ainda mais difícil encontrar uma contraparte.

O problema de encontrar uma contraparte é tradicionalmente resolvido pelo sistema de ordens das exchanges, o que para tokens de segurança não é viável.

Portanto, a chave para desbloquear a liquidez é criar uma forma eficiente de encontrar contrapartes para transações que não seriam consideradas um mercado regulado.

Este caminho já é conhecido. É um quadro de avisos para transações P2P. Como essas transações são privadas e não envolvem um intermediário, elas não exigem regulamentação.

No entanto, há uma série de nuances e requisitos para que tal local não seja regulamentado, que serão abordados em um artigo separado.

Leia também: Como gastar melhor o meu dinheiro?

Leia também: Vale a pena usar Bitcoin no dia a dia?

Leia também: Saiba o que são STO e qual o impacto no mercado financeiro

Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.

Compartilhar
Felippe Percigo

Sou um empreendedor, desde 2012 tem contato com as criptomoedas e tem a missão de capacitar as pessoas para que elas vivam a revolução do dinheiro. Isso mesmo, os criptoativos estão quebrando paradigmas, vieram para ficar e posso ajudar você a não ficar de fora!

This website uses cookies.