Notícias

Como “acelerar” Confirmação de uma Transação Bitcoin

Há alguns anos  que a rede Bitcoin vem enfrentando problemas no quesito escalabilidade, um grande número de transações tem criado um backlog (fila de espera em transações para serem confirmadas).

Tamanho do Bloco

A discussão sobre o tamanho do bloco, já vem se arrastando há anos, e até o momento nada foi disponibilizado para resolver o problema. Mas ano passado foi proposto “uma solução” que aliviaria este problema, mas infelizmente para isso se tornar realidade a proposta do SegWit tem que ter o consenso da maioria dos mineradores para poder entrar em prática.

Altas Taxas

Para muitos usuários a única opção que tem em mãos é aumentar o fee de rede (taxa paga ao minerador para poder colocar sua transação no próximo bloco a ser minerado), só que esta opção está longe de ser viável, o que inviabiliza realizar pequenas transações, priorizando transações maiores.

Mais porque estão demorando as confirmações?

A primeira questão é da própria rede Bitcoin, que ajusta a dificuldade da mineração em média a cada uma semana, e nos últimos dias a rede aumentou drasticamente a dificuldade de se encontrar um bloco, já a segunda seria o aumento de novos usuários, causando uma demanda na rede. Agora por outro lado, a Foxbit (Maior bolsa de bitcoins da América Latitna) acabou citando em uma de suas redes sociais que o aumento do número de transações não confirmadas nessa semana esta sendo causando por envio de spam na rede.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

[02/02 – 22h00m] Devido a um ataque SPAM na rede bitcoin, as transações estão demorando horas para serem confirmadas.

— FOXBIT | Status Page (@foxbitstatus) 3 de fevereiro de 2017

Caso todas as transações dentro do timestamp (10 minutos) preencherem um bloco com o tamanho máximo de 1MB, as outras transações dentro do período serão adiadas para processamento e inclusão no próximo bloco da blockchain. Representa, assim, um tipo de ataque de negação de serviço – mais até o momento nada foi confirmado.

E agora como “acelerar” a confirmação da minha transação?

Como vimos acima, existe a possibilidade de se aumentar a fee de rede, para que sua transação tenha “prioridade” para ser incluída no próximo bloco, mais além dessa possibilidade existe o “TX accelerator” oferecido pela Via BTC uma das maiores mineradoras de bitcoin, onde usuários podem enviar qualquer TXID que inclua uma taxa mínima de 0.0001BTC / KB para ViaBTC, onde a mesma vai priorizar sua transação para incluir no próximo bloco.

Enfim, até que se chegue algum consenso, essas são algumas medidas que temos a nossa disposição, vale lembrar também que a opção de se aumentar  fee de rede, nem sempre estão disponíveis nas exchanges (casas de câmbio de bitcoins).

Compartilhar
Tayrone Santos

Trabalhos educativos na utilização do bitcoin no Brasil, segurança de dados e voluntário no projeto SimetBox do NIC.br. - Gostou do meu conteúdo e quer me apoiar, pague-me um café ?: 1GQgMmWDrJaVEh1QX79jp4KWaQEVYYf8if

This website uses cookies.