Categorias Notícias

Como a CoinMarketCap calcula o volume das exchanges?

Em março de 2018, a empresa de gestão de dados Bitwise encaminhou um relatório à Comissão de Valores Mobiliários Estados Unidos (SEC) sobre 95% do volume relatado pela CoinMarketCap ser falso.

A CoinMarketCap é talvez a mais famosa ferramenta agregadora de dados sobre criptomoedas, responsável por listar os valores e volume de troca de diferentes criptoativos, volumes movimentados por exchanges, dentre outras informações.

Sem dúvida, a notícia sobre o relatório da Bitwise balançou o ecossistema dos criptoativos. Carylyne Chan, vice-presidente de marketing da CoinMarketCap explicou à época como funcionava a métrica utilizada para contabilizar o volume movimentado pelas exchanges:

“A CMC agrega dados enviados pelas exchanges, de forma que os números no site refletem a melhor aproximação de valor e volume com base em todos os dados que temos disponíveis. Mesmo que tentemos ao máximo verificar os dados informados em nosso site, nós não censuramos ou policiamos as plataformas de troca.”

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O volume era prejudicado, em grande parte, por um método adotado nos modelos de negócios de algumas exchanges: parte das taxas transacionais eram reembolsadas por meio de tokens nativos da plataforma. Consequentemente, traders faziam trocas apenas para ganharem tais tokens. Por óbvio, esta prática potencializava o volume de muitas exchanges de forma falsa – uma vez que os mesmos criptoativos eram rotacionados para gerar um volume maior.

Além disso, taxas transacionais muito baixas eram empregadas em alguns mercados dentro de uma exchange, visando impulsionar o volume de troca na plataforma.

Changpeng Zhao, CEO da Binance, comentou em seu Twitter durante este episódio:

“Por que exchanges falsificam volumes? A CoinMarketCap é o site de maior tráfego em nossa esfera, e maior referência para todas as exchanges. Ficar em uma alta posição na CMC gera benefícios para conseguir novos usuários. Contudo, em troca, a credibilidade com usuários experientes é destruída. Muitos se esquecem desta parte.”

Comprometida em mudar após as alegações de volumes falsos, a CoinMarketCap deu uma prévia de suas mudanças em março do ano passado. Carylyne Chan, em outra oportunidade, afirmou como seriam tais mudanças:

“Por exemplo, se uma exchange com tráfego baixo tem US$300 milhões em volume e apenas 5 BTC na carteira, usuários poderão tirar suas próprias conclusões, sem que precisemos julgar o que é ‘bom’ ou ‘ruim’.”

O que mudou?

 

Em julho, a CoinMarketCap surgiu com sua solução para o problema com volumes: a métrica de volume ajustado.

De acordo com o agregador de dados, é o volume que exclui mercados sem taxas ou “mineração de transação” (os tokens reembolsados aos traders, conforme descrito acima).

Desta forma, no volume ajustado, apenas os volumes “crus” informados pela exchange são reportados, com o objetivo de tornar os dados mais confiáveis. De certa forma, isso ajuda, mas ainda são reportados os dados que as exchanges querem informar.

Leia também: CoinMarketCap se pronuncia após dados da Bitwise sobre volumes falsos de exchanges

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.