Notícias

Com o Bitcoin se Tornando o Novo Ouro, Ex Presidente do Fed Pede Retorno ao Padrão Ouro

O ex-presidente do Federal Reserve dos EUA, Alan Greenspan, suplica por um retorno ao padrão ouro, à medida que o Bitcoin se posiciona para assumir o lugar do ouro como reserva de valor mundial.

Greenspan, que foi o presidente do banco central dos EUA de 1987 a 2006, presidiu um período de “política do dinheiro fácil” de baixas taxas de juros para provocar o crescimento econômico. Esta política atraiu críticas de líderes empresariais como Steve Forbes.

No entanto, desde a sua aposentadoria, Greenspan saiu em favor de uma política monetária mais sólida, incluindo uma visão favorável do ouro como moeda de reserva mundial:

Eu vejo o ouro como a principal moeda global. É a única moeda, juntamente com a prata, que não requer uma assinatura de uma contraparte.

Uma moeda sadia, com defesa contra inflação

No ano passado, Greenspan adotou uma posição semelhante, incitando um retorno ao padrão ouro para combater uma potencial hiperinflação num futuro. Naquele tempo o lugar do Bitcoin estava em um ponto menos certo, contudo ainda já competindo com ouro.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

De acordo com Greenspan, a dívida nacional nos EUA nunca teria atingido níveis tão insustentáveis se o país tivesse aderido ao padrão ouro:

Nós já estamos em perigo de ver o a proporção da dívida federal para o PIB indo em direção aos três dígitos. Nunca teríamos alcançado essa posição de endividamento extremo se estivéssemos no padrão ouro, porque o padrão ouro é uma forma de garantir que a política fiscal nunca saia da linha.

Ele observa que, ao mesmo tempo, o risco de inflação está começando a aumentar. Nos Estados Unidos, a taxa de desemprego é inferior a cinco por cento, o que tem exercido uma pressão ascendente sobre os salários e os custos unitários em geral.

“A demanda está aumentando, como já manifestado pelo recente aumento registrado, amplo na oferta de dinheiro, que está alimentando as pressões inflacionárias”, Greenspan continua. “Até à agora, os aumentos salariais foram em grande parte absorvidos pelos empregadores, mas se os custos estão subindo, os preços, em última análise, têm de seguir o exemplo.”

Bitcoin prestes a se tornar o novo ouro

Com a necessidade de uma moeda sadia e um sólido histórico de crescimento, Bitcoin está cada vez mais se encaminhando para substituir o ouro como uma proteção contra a incerteza.

Michael Dunworth, CEO do Wyre – serviço de transferência financeira baseado em Blockchain, acredita que o Bitcoin substituirá o ouro e os dólares americanos como moeda de reserva mundial nos próximos 20 anos, devido ao que acredita ser uma forma de armazenagem de valor superior e com maior usabilidade.

Compartilhar

This website uses cookies.