Categorias Notícias

Coleção de NFTs desvaloriza 70% após suposta ligação de criador com rug pulls

A coleção de NFTs Azuki desabou 70% nos últimos dias, de acordo com dados da plataforma OpenSea. O price floor da coleção caiu de 30 Ether (cerca de R$ 363 mil na cotação em reais) para 9 ETH (R$ 109 mil).

O tombo ocorreu após um tuíte escrito por Zagabond, criador da coleção, no qual ele fala do futuro dos Azukis no mercado. Só que um usuário intitulado ZachXBT disse que Zagabond teria participado de outros projetos que se revelaram rug pull (puxada de tapete).

A discussão trouxe uma grande polêmica e contribuiu para a queda dos Azuki. Da queda de 45%, metade dela ocorreu nas últimas 48 horas. O price floor da coleção chegou a cair próximo de 10 ETH, mas se recuperou poucas horas depois.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Queda no preço dos Azuki nos últimos sete dias. Fonte: OpenSea.

Histórico duvidoso

De acordo com o usuário, Zagabond teria participado de três projetos que não entregaram os resultados prometidos. ZachXBT cita nominalmente os três em questão: CryptoPhunks, Tendies e CryptoZunks. E de fato, Zagabond chega a citar o CryptoPhunks em sua mensagem.

Nenhum dos projetos obteve sucesso relevante em termos de repercussão ou vendas. Mas ZachXBT notou que estes três projetos foram três rug pulls. No caso do Tendies, Zagabond teria lançado os NFTs e em seguida apagou todas as redes sociais e as publicações.

Já no caso do CryptoPhunks, o criador teria embolsado até 300 ETH por meio da coleta de taxas e um posterior ataque de flash loan.

Em resposta, Zagabond desmentiu as acusações e publicou um texto contando sua trajetória no mercado. O criador admitiu que não entregou o retorno esperado nos projetos anteriores, mas negou que tenha aplicado golpes.

Ele também desmentiu qualquer possibilidade de que os Azuki sejam um esquema de rug pull.

“Por favor, leia minha publicação na íntegra. Entregamos tudo o que foi prometido nessas coleções. Eu gostaria que eles tivessem tido mais sucesso? No final das contas, o produto não atendeu às expectativas do mercado, mas isso não significa que era um rug pull”, disse.

Queda livre

Em sua publicação, o criador fornece explicações para o fracasso de cada uma das coleções. Os Phunks, segundo ele, eram apenas uma paródia da bem-sucedida coleção CryptoPunks. O projeto Tendies acabou depois que apenas 15% dos NFTs foram mintados. Já os CryptoZunks tiveram limitações oriundas das altas taxas do Ethereum, o que matou a experiência dos usuários com os NFTs.

O mês de abril foi péssimo para a Azuki em termos de ETH. A coleção registrou uma queda de 56% no price floor dentro daquele mês, além dos 70% registrados nos últimos sete dias. Até certo ponto, esse declínio maior se deve a queda geral dos mercados, mas o histórico do fundador também pesou na desvalorização.

Leia também: El Salvador faz sua maior compra de Bitcoins e revela modelos da Bitcoin City

Leia também: Stablecoin UST colapsa e Luna Foundation vende todos os seus Bitcoins

Leia também: Metaverso: NASA se une à Epic Games para construir simulação em Marte

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.