Mercado

Coinbase gera polêmica ao chamar PEPE de ‘símbolo de ódio’ e se desculpa

Nesta semana, o diretor jurídico da Coinbase, Paul Grewal, publicou no blog da exchange um artigo referindo-se à memecoin “queridinha” do momento, a PEPE, como um “símbolo de ódio” usado por grupos de extrema direita. A declaração gerou muita polêmica nas redes sociais entre a comunidade cripto, que rapidamente “cancelou” a exchange, levantando a hashtag #DeleteCoinbase.

Assim, diante da repercussão super negativa, Grewal tratou de se retratar e disse que a Coinbase errou:

“Nós erramos e lamentamos. Ontem, nós compartilhamos uma visão geral da moeda meme PEPE para fornecer uma imagem baseada em fatos de um tópico de tendência. Mas isso não forneceu uma imagem completa da história do meme. Por isso, pedimos desculpas à comunidade”, escreveu Grewal em sua conta no Twitter na quinta-feira (11).

Entenda a polêmica com a PEPE

No dia 10 de maio, em meio ao sucesso da memecoin PEPE – que chegou a alcançar um valor de mercado de mais de US$ 1 bilhão – Grewal escreveu no blog que alguns grupos acreditam que “Pepe the Frog”, o meme que inspirou a memecoin, se tornou um “símbolo de ódio” para a direita alternativa.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Pouco tempo depois, a hashtag #DELETECOINBASE começou a ser tendência no Twitter e permaneceu em alta por dois dias consecutivos. Os fãs da PEPE tuitaram freneticamente pedindo que a comunidade fechasse suas contas na Coinbase e mudassem para outras plataformas.

Vale ressaltar que, após a Binance listar a PEPE em sua zona de inovação, a Coinbase foi questionada se faria o mesmo. Mas a exchange negou essa possibilidade e disse que a “PEPE não é compatível com a Coinbase”.

Então, depois da repercussão negativa, a menção de PEPE como um símbolo de ódio parece ter sido excluída do boletim informativo da Coinbase. Agora, no topo da publicação, aparece a seguinte mensagem:

“Este boletim originalmente continha uma visão geral do memecoin Pepe que não fornecia uma imagem completa da história do meme. Atualizamos o artigo e pedimos desculpas à comunidade e aos nossos leitores.”

No entanto, segue sendo improvável que a Coinbase liste a PEPE.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.