Mercado

Coinbase e outras exchanges retomam negociação de XRP; token acumula alta de 70%

A decisão parcialmente favorável à Ripple, em seu caso contra a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), fez várias exchanges voltarem atrás e relistarem o token XRP. Coinbase, Bitstamp, Crypto.com e Kraken Pro, por exemplo, disseram que o criptoativo da Ripple está novamente disponível para negociação.

Muitas exchange que operam nos EUA interromperam a negociação de XRP quando a SEC entrou com uma ação contra a Ripple Labs no final de 2020, acusando a empresa e seus executivos que venderem valor mobiliário sem licença.

Conforme noticiou o CriptoFácil, a juíza do Distrito Federal Analisa Torres decidiu que a venda de tokens XRP pela Ripple em exchanges e por meio de algoritmos não constitui contratos de investimento. No entanto, na decisão, o juiz concluiu que a venda institucional dos tokens violou as leis federais de valores mobiliários.

Mesmo assim, a decisão empolgou o mercado e o XRP disparou. Nas últimas 24 horas, o criptoativo valorizou cerca de 70%, de acordo com dados do CoinGecko. No momento da redação desta matéria, o ativo está custando R$ 3,76. Essa alta elevou o valor de mercado do XRP, que superou o BNB e se tornou o quarto maior ativo em valor de mercado.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

XRP volta a exchanges

A Coinbase, a maior exchange de criptomoedas dos EUA, disse ontem mesmo que reativará a negociação de XRP. “Lemos a decisão cuidadosa do juiz Torres”, escreveu o diretor jurídico da Coinbase, Paul Grewal . “Revisamos cuidadosamente nossa análise. É hora de relistar.”

A Crypto.com e a Kraken também informaram via Twitter a relistagem do ativo. Em um post anunciando o retorno do token, a Bitstamp disse que sua decisão de relistar teve como motivação a última decisão judicial. Além disso, acrescentou que o XRP é o ativo “preferido” por seus clientes depois do Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH).

Outra que está cogitando a possibilidade de relistar o XRP é a Gemini: “Dada a decisão de hoje de que a venda de XRP nas exchanges não é um título, a Gemini está explorando a listagem de XRP para negociação à vista e de derivativos”, disse a Gemini no Twitter.

Apesar da empolgação do mercado com a decisão judicial, ainda paira sobre o ativo uma certa incerteza. Isso porque a SEC ainda pode recorrer da decisão e reverter eventualmente a decisão em favor da Ripple.

“Vemos a decisão do Tribunal como um primeiro passo para uma clareza jurídica significativa nos EUA”, disse Marco Santori, diretor jurídico da Kraken, no Twitter. “A clareza nos permite planejar, contratar e investir aqui, onde fomos fundados.”

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.