Economia

Circle, emissora da stablecoin USDC, avalia IPO em 2024

Até hoje, a Coinbase é a única empresa cripto-nativo a abrir seu capital em bolsa, mas a Circle, emissora da segunda maior stablecoin do mercado, a USD Coin (USDC), planeja fazer o mesmo.

De acordo com uma reportagem da Bloomberg, publicada nesta quarta-feira (08), a Circle planeja um IPO (“initial public offering”, ou “oferta pública inicial”) no ano que vem.

Com o objetivo de colocar em prática este plano, a Circle estaria conversando com consultores, conforme disseram fontes à reportagem.

“Embora não esteja claro quanto a Circle tentaria em avaliação em um IPO, ela recebeu uma avaliação de US$ 9 bilhões quando tentou abrir o capital em um acordo de cheque em branco em 2022”, disse a reportagem.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Um IPO é um processo tradicional do mercado. Por meio desse processo, uma empresa privada passa a ser negociada publicamente através da venda das suas ações a investidores.

Circle planeja abrir o capital no ano que vem

Em 2021, a Circle concordou em abrir o capital por meio de uma fusão com uma Special Purpose Acquisition Company (SPAC) chamada Concord Acquisition Corp. Contudo, o acordo não deu certo e o sonho do IPO ficou para depois. Procurada pela reportagem, a Circle não confirmou e nem negou as informações. Em vez disso, disse apenas:

“Tornar-se uma empresa pública listada nos EUA faz parte das aspirações estratégicas da Circle. Não comentamos rumores”, disse um representante da Circle.

Os investidores da Circle incluem gigantes do mundo das ​​finanças como Goldman Sachs, Fidelity e Blackrock. A stablecoin USDC é a segunda maior do mercado, ficando atrás apenas da USDT da Tether. A USD Coin tem hoje um valor de mercado superior a US$ 24,3 bilhões, sendo a sexta maior criptomoeda do mercado, de acordo com dados do CoinGecko.

A stablecoin da Circle, pareada em um para um com o dólar, tem a garantia de depósitos em dinheiro, títulos do tesouro e ativos semelhantes.

No entanto, o domínio do mercado da USDC atingiu recentemente o seu nível mais baixo desde 2021, segundo o DeFi Llama. De acordo com os dados da plataforma analítica, o domínio atual da USDC é de 18,96%. O declínio teve início quando a Circle revelou em março que tinha exposição ao Silicon Valley Bank (SVB), que faliu.

Além da Circle, a Ripple também planeja abrir o capital em breve, mas não há confirmações sobre o andamento desse processo.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.