Categorias Notícias

Cientista revela: computação quântica vai matar ou não o Bitcoin?

Um especialista em física quântica está revelando que, embora os computadores quânticos não representem nenhum risco para a mineração de Bitcoin, eles ameaçam os algoritmos que mantêm o Bitcoin e a internet seguros.

Conforme explicou Anastasia Marchenkova em um vídeo recente, o Bitcoin tem um design integrado que o protege contra entidades que usam algoritmos quânticos para extrair BTC em um ritmo rápido.

“Digamos que um dia nós realmente descobrimos um algoritmo quântico que poderia resolver isso mais rápido. Bitcoin é projetado para ajustar a dificuldade se extrairmos blocos muito rápido. Portanto, mesmo que encontrássemos esse algoritmo quântico, a dificuldade seria ainda maior.”

No entanto, o físico alertou que a computação quântica representa um sério risco para os algoritmos criptográficos que mantêm as criptomoedas e a internet em geral seguras.

“Existem dois criptossistemas comuns: RSA e criptografia de curva elíptica, que são afetados por computadores quânticos. Quando você está online, as informações que você envia são criptografadas, geralmente com esses dois. Ambos são vulneráveis ​​a ataques de computadores quânticos. E isso significa que um computador quântico grande o suficiente será um problema para qualquer pessoa online”, disse.

Criptografia pode gerar chave privada

De acordo com o especialista, o Bitcoin usa criptografia de curva elíptica para gerar a chave pública. A chave pública, por sua vez, é criada a partir da chave privada que autoriza as transações.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Isso significa que alguém com um computador quântico grande e coerente o suficiente, com coerência significando o período de tempo que as informações quânticas podem ser armazenadas, pode realmente obter sua chave privada de sua chave pública e isso é um problema muito sério”, pontou.

Embora o futuro das criptomoedas possa estar ameaçado, Marchenkova acredita que os ativos digitais podem adotar desenvolvimentos que podem resistir efetivamente a ataques baseados em quantum.

“Portanto, precisamos escolher um algoritmo que possa realmente resistir a ataques quânticos. Chamamos isso de criptografia pós-quântica. São algoritmos clássicos não baseados em princípios quânticos que podem resistir a ataques de computação quântica. Um dos principais candidatos atuais é a criptografia baseada em rede”, disse.

Leia também: XRP e Binance Coin podem saltar após correção, prevê analista

Leia também: Revista Time transforma suas capas famosas em NFTs

Leia também: Analista aponta 2 criptomoedas para comprar durante correção do Bitcoin

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.