Categorias Notícias

Cidade anarco-capitalista da Noruega adota criptomoeda própria

Liberstad, a cidade anarco-capitalista da Noruega, anunciou que vai adotar uma criptomoeda, a City Coin, como moeda oficial e único meio de troca em seu território que vem sendo construído adotando padrões de smart cities (cidades inteligentes). Em 2018, o território vendeu seus primeiros terrenos, aceitando apenas Bitcoin como pagamento e teve cerca de 100 potenciais residentes que adquiriram as primeiras unidades.

O território na Noruega é a primeira “cidade privada” do país e nasceu de um projeto chamado Lebertania, administrado pela organização sem fins lucrativos Liberstad Drift Association e que visa criar uma sociedade local sem a interferência do governo da Noruega, evitando, entre outros, o pagamento de impostos em favor de serviços financiados pelo setor privado. 

“Queremos uma sociedade onde as pessoas decidam sobre si mesmas e possam viver juntas sem autoridades governamentais. Queremos uma sociedade sem coerção governamental, chantagem, vigilância ou violência desnecessária”, declarou John Toralf Holmesland, chefe da Liberstad Drift AS.

Segundo o comunicado, usando a tecnologia blockchain como base, a City Chain “criou uma plataforma de cidade inteligente que hospeda um conjunto de recursos para cidades emergentes como Liberstad. O principal deles é o City Hub, um painel intuitivo e simples de usar que permite aos cidadãos interagir com a comunidade, gerenciar suas identidades, criar iniciativas em toda a cidade ou votar nas existentes, registrar propriedades, contratar seguros e muito mais”.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

No entanto embora o projeto da City Chain (que inclui o City Hub) ainda não esteja pronto, a criptomoeda está disponível para negociação nas plataformas p2pb2b e Liberstad’s Block Exchange.

Leia também: Cidade Libertária Liberstad na Noruega terá Bitcoin como moeda principal

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.