Categorias Notícias

Charlie Lee anuncia que vem trabalhando com Mimblewimble para a Litecoin

O criador da Litecoin (LTC) Charlie Lee declarou que vem trabalhando junto com desenvolvedores para integrar as soluções propostas pelo protocolo Mimblewimble em uma das principais criptomoedas do mercado. Em um de seus posts no Twitter, Lee afirma que vem buscando propostas para aumentar a privacidade do LTC e que as soluções poderiam ser implementadas via soft fork.

Particularmente, Lee e Litecoin estão de olho em Beam, uma das criptomoedas que, ao lado de Grin, foram as primeiras implementações reais do protocolo. No entanto, a Fundação Litecoin não descarta que outras implementações, como Switch ou ElGamal, sejam preferidas ao
Mimblewimble no caso de garantir a privacidade.

Recentemente, Riccardo Spagni, um dos principais desenvolvedores da criptomoeda Monero (XMR), declarou que a sidechain Tari, que vem sendo construída para operar na blockchain do token XMR, implementará recursos do protocolo Mimblewimble. Embora um dos principais recursos do Mimblewimble seja relacionado à privacidade, a utilização dele na Tari, seria destinada a prover escalabilidade para que a rede possa lidar com milhares de transações por segundo.

Mimblewimble é um protocolo de melhoria proposto inicialmente para o Bitcoin por um desenvolvedor anônimo Tom Elvis Jedusor e que foi implementado pela primeira vez nos projetos Beam e Grin.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A implementação vem ganhando apoio, chegando a receber elogios de um dos principais evangelistas do Bitcoin, Andreas M Antonopoulos, durante uma sessão de perguntas e respostas. O autor de Mastering Bitcoin observou que as características anônimas do Mimblewimble “diminuem massivamente a quantidade de espaço que você precisa para a blockchain”.

“É uma solução realmente interessante porque, até agora, [houve um trade-off em que] a privacidade veio à custa da escalabilidade (…) O que eu posso explicar para você é, com o MimbleWimble, você pode descartar alguns dos estados intermediários, compactando maciçamente o blockchain”, disse.

Leia também: Beam enfrenta dificuldades técnicas em sua blockchain; Saiba mais sobre o projeto

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.