Em meio a alta expectativa para a próxima atualização da rede Ethereum, a atualização The Merge está pronta para acontecer nos próximos dias. A Fundação Ethereum começou os preparativos e já anunciou o desligamento da rede de testes Kiln durante a próxima semana.
Por causa da importância da atualização, toda a comunidade está trabalhando para que o lançamento do The Merge ocorra sem contratempos. Nesse sentido, cerca de 85% dos nós da rede já estão prontos para a atualização, que deve ocorrer nos próximos três dias.
No entanto, mesmo com toda essa dedicação e planejamento, às vezes podem ocorrer imprevistos na implementação de grandes atualizações. No caso do The Merge, analistas estimam uma chance de 10% que ocorra algum problema durante a atualização.
Usuários preparam nós para a atualização
De acordo com o site Ethernodes, quase 85% dos clientes Ethereum estão agora prontos para receber a atualização The Merge. Neste caso, a rede principal do Ethereum (camada de execução) se fundirá com a Beacon Chain (camada de consenso). Esta fusão trará o consenso de Prova de Participação (PoS) para a rede principal, acabando com a mineração no Ethereum.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Além disso, a prontidão do Merge está agora 99,64% concluída. Ou seja, a rede Ethereum está próxima de ter 100% de capacidade para receber a atualização.
Em relação aos clientes que executam os nós, a taxa de prontidão varia. Por exemplo, 83% dos nós dos Geth estão prontos para a atualização, mas outros nós estão mais adiantados. No Erigon, a taxa é de 91%, no Nethermind é de 92, e 99% dos nós Besu estão prontos.
Curiosamente, Geth é o cliente Ethereum mais usado, só que tem a menor taxa de prontidão. Atualmente, 1143 nós estão prontos e 237 nós ainda precisam instalar suas atualizações.
The Merge pode apresentar falhas?
Enquanto isso, os especialistas preveem que há menos chances de falha do Ethereum Merge conforme os nós ficam mais preparados. A atualização do Bellatrix foi executada recentemente na Beacon Chain – foi a atualização final antes do The Merge. Mas ainda existem chances de falhas
De acordo com o influenciador de criptomoedas Ran Neuner, há chances insignificantes de The Merge falhar totalmente. Portanto, o risco de um colapso é praticamente inexistente. No entanto, ele disse que há 10% de chances de que a atualização possa enfrentar obstáculos.
“Há 90% de chance de que The Merge ocorra sem problemas, 10% de chance de possíveis falhas. Há uma chance insignificante de que o The Merge possa ser um fracasso”, disse.
Por questões de seguranças, várias exchanges e plataformas interromperão as movimentações de Ether (ETH) e tokens ERC-20 durante o The Merge. O objetivo é impedir que ocorram problemas que possam levar os usuários a perder tokens durante a mudança na rede.
Leia também: Google lança relógio de contagem regressiva para The Merge do Ethereum
Leia também: Starbucks integram NFTs a programa de fidelidade em parceria com a Polygon
Leia também: Mesmo com The Merge, Ethereum não pode competir com Bitcoin para ser o ouro digital, diz Arthur Hayes