Notícias

CEOs de exchanges brasileiras falam sobre mercado de criptoativos pós IN 1888

A Instrução Normativa 1888 (IN 1888) da Receita Federal entrou em vigor em agosto deste ano. A normativa trouxe obrigações acessórias para os investidores de criptomoedas, que deveriam declarar suas movimentações com criptoativos dentro de formatos bem específicos.

Com as dúvidas geradas, um possível resultado seria um “resfriamento” do mercado, ocasionando na queda dos volumes de troca do Bitcoin e dos demais criptoativos Contudo, aparentemente, não é o que ocorreu.

O CriptoFácil conversou com representantes das exchanges Mercado Bitcoin, Foxbit e BitcoinTrade para entender os impactos gerais da IN 1888 sobre o mercado de criptoativos de acordo com as suas percepções.

O CEO da exchange brasileira Mercado Bitcoin Marcos Alves comentou sobre os dois meses subsequentes à vigência da norma:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Não tivemos queda, ao contrário, nos momentos seguintes ao anúncio da IN, tivemos inclusive aumento no número de cadastros e transações. Fizemos nas nossas redes e através de e-mails enviados aos clientes, uma campanha para informar sobre a Normativa e reforçar que estávamos prontos para atender. Assim, com algumas semanas de antecedência, conseguimos entregar as informações necessárias sobre todos as transações realizadas na plataforma.”

A declaração prestada por Natália Garcia, diretora do setor jurídico da Foxbit, seguiram a mesma linha:

“Antes do inicio da IN 1888 recebemos diversos tickets com questionamentos sobre o procedimento que os nossos clientes deveriam adotar. Algumas perguntas sobre operações que eram realizadas em exchanges do exterior e até mesmo questionamentos sobre como utilizar o sistema para reporte de informações. Nos colocamos a inteira disposição para responder dúvidas e prestar esclarecimentos, escrevemos alguns textos no nosso blog e enviamos um email para todos os nossos clientes. Depois do inicio da vigência não recebemos tantas perguntas, acho que os impactos no setor não foram muito grandes. Não houveram muitas mudanças nos bastidores, acredito que a Receita esteja também se adaptando com esse novo fluxo e novas informações que estão recebendo. Em breve acredito que teremos mais movimentações, principalmente com o reporte dos saldos no final do ano.”
Daniel Coquieri, CEO da BitcoinTrade, também falou sobre os impactos da IN 1888:
“Nós sentimos bastante o impacto no atendimento por conta das dúvidas dos usuários, gerando bastante demanda no suporte. Um dos artigos mais lidos no nosso blog em setembro foi um que escrevemos sobre perguntas e respostas referentes à normativa. Do ponto de vista de perda de usuários, nós não sentimos um impacto específico, apenas as variações do mercado. Não sentimos uma diminuição em usuários por conta da IN.”
Por meio das declarações de representantes de três das maiores exchanges do país, é possível notar que o volume do mercado de criptoativos permanece sólido, provavelmente por conta do esforço feito pelas plataformas em informar seus usuários sobre as mudanças.

 

Leia também: Secretário da Receita Federal autor da IN 1888 é exonerado do cargo

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.