Categorias Notícias

CBDC: Suíça testa moeda digital com Banco Nacional Suíço, Citigroup e Goldman

O Banco Nacional da Suíça (SNB), juntamente com cinco outros gigantes bancários, incluindo Citigroup e Goldman, testaram o uso de uma moeda digital de banco central (CBDC) na rede financeira do país.

De acordo com uma reportagem da Bloomberg, o teste teve uma duração de três dias e foi realizado em dezembro.

Neste período, cinco bancos comerciais – Citigroup Inc, Credit Suisse Group AG, Goldman Sachs Group Inc, Hypothekarbank Lenzburg AG e UBS Group AG – conseguiram integrar a CBDC de atacado com sucesso em seus sistemas bancários.

Instituições testaram moeda digital de atacado

Ainda segundo a Bloomberg, o teste abrangeu uma ampla gama de transações em francos suíços, tais como interbancárias, política monetária e transfronteiriça.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O teste foi realizado como parte de um experimento conhecido como “Projeto Helvetica”. A iniciativa tem como objetivo identificar as complexidades práticas, questões legais e implicações políticas da emissão de moedas digitais de bancos centrais no atacado.

Além disso, o experimento visa determinar se essas trocas são tecnicamente viáveis ​​para que os bancos centrais possam ser preparados do ponto de vista operacional. 

“Isso permitiu que o SNB aprofundasse sua compreensão de como a segurança do dinheiro do banco central poderia ser estendida aos mercados de ativos tokenizados”, disse Andrea Maechler, membro do Conselho de Administração do SNB. 

Não há, contudo, planos imediatos para uma nova fase do Projeto Helvetica. Agora, os participantes planejam avaliar os resultados das duas primeiras para determinar os próximos passos.

Apesar da troca de moeda digital entre o SNB e os bancos ser tecnicamente viável, há ainda questões em debate. Segurança cibernética e a capacidade de processar um grande número de transações estão entre elas.

O grupo informou, por fim, que o experimento do Projeto Helvetica permanece “de natureza exploratória”. Assim, não deve ser interpretado como uma indicação de que o SNB planeja emitir uma moeda digital por atacado.

A França também testa CBDC

A Suíça não é o único país da Europa a realizar experimentos com uma moeda digital nacional.

Afinal, em outubro do ano passado, o banco central da França concluiu um teste semelhante. Neste caso, o projeto foi liderado pela empresa de serviços financeiros Euroclear, da Bélgica.

Nos testes, eles negociaram títulos do governo e liquidaram as transações com o produto financeiro emitido pelo banco central.

Leia também: Índia está prestes a ter seu primeiro ETF Bitcoin, apesar de problemas regulatórios

Leia também: Tesla implementa Dogecoin como meio de pagamento; criptomoeda sobe 13% 

Leia também: Tether congela três endereços Ethereum com US$ 150 milhões em USDT  

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.