Notícias

Cardano terá aumento de 10% no tamanho dos blocos

A blockchain da Cardano passou por uma atualização na segunda-feira (25) que resultou num aumento de 10% no tamanho dos blocos. Como resultado, os blocos tiveram sua capacidade ampliada de 80 kilobytes (KB) para 88KB.

De acordo com o anúncio oficial da Input Output Hong Kong (IOHK), organização gestora da Cardano, a atualização foi proposta no fim de semana passado. O aumento foi totalmente implementado na blockchain principal em menos de 48 horas.

Com isso, a rede ampliou a sua capacidade de transações em um momento crucial. A rede experimentou um forte pico de volume em suas operações e o tamanho antigo do bloco já não era suficiente. O objetivo também é ampliar espaço para a consolidação dos contratos inteligentes.

Segundo a IOHK e a empresa de análise de dados Messari, a blockchain da Cardano registrou aumento de 216% no volume de transações em 2021.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Cardano busca escalabilidade

A IOHK observa que a atualização de escalabilidade “é a mais recente de uma série de otimizações de rede planejadas” para a Cardano em 2022. Ele não apenas aumentará a taxa de transferência da rede, mas também aumentará o desempenho dos aplicativos descentralizados (dApps).

Taxa de transferência nesse sentido se refere a quantidade de dados que uma rede é capaz de transmitir. Ou seja, com um tamanho de bloco maior, a Cardano terá capacidade de processar mais dados.

O novo upgrade está sendo monitorado pela IOHK desde a segunda-feira, visando avaliar eventuais problemas. A avaliação continuará nos próximos três dias, e os resultados serão cruciais para determinar as próximas melhorias na rede.

De quebra, a atualização da Cardano aumenta sua posição em um dos pontos do chamado Tripé de Escalabilidade. Este é um dos fatores de trilema blockchain de escalabilidade, descentralização e segurança.

Eventos no setor de blockchain mostram que nenhuma rede conseguiu atingir completamente os três objetivos. Redes que aumentam a escalabilidade precisam sacrificar segurança ou a descentralização, e assim por diante.

Disputa de atualizações

A Cardano tem sido criticada pela falta de atualizações mais contundentes em sua rede. Por exemplo, os contratos inteligentes da rede até agora não deslancharam, com poucas aplicações sendo criadas. Isso fez a Cardano ficar para trás em relação a concorrentes como Solana e Avalanche.

Por isso que a IOHK busca recuperar o tempo perdido através de outras mudanças.

“À medida que o ecossistema cresce, estamos focados em destacar a fase de escala do nosso roteiro. Melhorar a capacidade de velocidade e rede, mantendo a segurança e a descentralização”, disse a empresa.

Leia também: ‘CervejaVerso’: CriptoBeer lança cerveja com rótulos e NFTs exclusivos

Leia também: Cuba legaliza provedores de serviços de criptomoedas

Leia também: Buenos Aires pode ter pagamento de impostos com criptomoedas e documentos protegidos por blockchain

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.