Mercado

Cardano se recupera após interrupção em 50% dos nós; ADA recua

A rede Cardano foi interrompida brevemente após um bug desconectar 50% dos nós da rede. Conforme informou a Input Output (IO), empresa de engenharia de blockchain responsável pela rede Cardano, os nós em questão foram desconectados e reiniciados por motivos ainda desconhecidos no último domingo (22). O bug foi corrigido automaticamente em minutos.

A IO minimizou a gravidade da interrupção, afirmando que o incidente foi “uma anomalia transitória”. Além disso, a empresa disse que considerou tais eventualidades no projeto, o que significa que não houve surpresas.

“Isso parece ter sido desencadeado por uma anomalia transitória causando uma das duas reações no nó; alguns desconectaram de um par, outros lançaram uma exceção e reiniciaram”, escreveu a IO em um post no GitHub.

Os nós são as partes interessadas de uma rede. Eles mantêm e processam transações em blockchains e são essenciais para a manutenção de qualquer rede.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

De acordo com Rick McCracken, um desenvolvedor que cria ferramentas de staking para Cardano, a maioria dos nós se recuperou normalmente.

“Nenhuma reinicialização da rede foi necessária”, tuitou ele.

Rede Cardano sofre bug em nós

A IO disse ainda que como resultado da anomalia, houve um impacto breve na produção de blocos, fazendo com que a rede ficasse fora de sincronia por um curto período de tempo. Mas a empresa ressaltou que isso poderia ocorrer também durante operações normais.

Apesar do baixo impacto do bug, a IO afirmou que vai investigar melhor o incidente. Enquanto isso, vai continuar a acompanhar o desempenho da rede.

“Agora nós estamos investigando a causa raiz desse comportamento anômalo e implementando outras medidas de registro juntamente com nossos procedimentos regulares de monitoramento”.

A rápida resolução do problema animou a comunidade Cardano:

“A verdadeira lição para mim é o quão impressionante é a resiliência da rede Cardano. Algo derrubou cerca de 60% dos nós e a rede se recuperou em alguns minutos e continuou a produzir blocos por toda parte”, tuitou Pi Lanningham, diretor de tecnologia da exchange baseada em Cardano SundaeSwap.

Preço de ADA recua

Mas o preço da criptomoeda ADA, nativa da rede Cardano, não reagiu bem ao bug. Nas últimas 24 horas, o preço da moeda digital recuou 1,5% para R$ 1,96, de acordo com dados do CoinGecko. Mas, considerando os últimos sete dias, ADA ainda acumula uma alta de quase 10% em meio ao rali de alta mais recente do mercado cripto.

Gráfico de variação de preço de ADA nas últimas 24 horas. Fonte: CoinGecko

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.