Categorias Notícias

Canal de youtuber Júlio Cocielo é hackeado para promover Shiba Inu

O canal do youtuber Júlio Cocielo “Canal Canalha”, com mais de 20 milhões de inscritos, foi alvo de um ataque hacker na quarta-feira (30). 

Os fãs de Cocielo perceberam que o canal havia sido hackeado após alguns serem notificados de uma live em curso. Ao acessar o link, eles se depararam com um conteúdo falando sobre criptomoedas. Mais precisamente, sobre Shiba Inu (SHIB).

O título da live indicava que os detentores de Siba Inu (SHIB) estavam prevendo o preço de SHIB a US$ 0,003. Destaca-se que, neste momento, a memecoin está sendo negociada a um preço muito menor que este: US$ 0,0000266. Logo, a “previsão” estava projetando uma alta de 11.178% para o criptoativo, algo pouco plausível no curto prazo.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Canal hackeado

Após invadir o canal, o hacker em questão tocou o nome para Shiba Inu e colocou todos os vídeos do canal como privados. Em seguida, começou a transmitir a live promovendo a criptomoeda.

No vídeo, é possível ver personalidades envolvidas com criptomoedas como Elon Musk, Jack Dorsey (ex-CEO do Twitter) e Cathie Wood, fundadora da consultoria de investimentos ARK.

Nas redes sociais, o youtuber lamentou o ocorrido:

“Tô bem triste, mas o YouTube Brasil tá me ajudando. Caso o canal saia do ar, fiquem tranquilos, me falaram isso”, disse Cocielo, mostrando uma mensagem enviada pela plataforma, que dizia:

“Por último, é normal que o canal saia do ar em episódios como esse. Mas fique tranquilo. Estamos cientes do ocorrido e vamos recuperá-lo e devolvê-lo a você”.

“Vai dar tudo certo. Obrigado pelo alerta, galera”, completou.

Embora o canal, de fato, tenha sido tirado do ar, por meio da ferramenta Wayback Machine é possível ver que a live foi visualizada por milhares de pessoas:

Hacks a canais no YouTube

Esta não é, no entanto, a primeira vez que o canal de um youtuber brasileiro é hackeado para promover criptomoedas.

Conforme noticiado pelo CriptoFácil, no final de 2020 o também youtuber Zangado também teve seu canal hackeado. Em seguida, o canal passou a promover um golpe com Bitcoin.

A live transmitida pelos hackers também mostrava Cathie Wood, como uma estratégia para atrair a atenção dos inscritos.

A tela do vídeo exibia um golpe que já se tornou conhecido mundialmente: prometer dar o dobro das criptomoedas enviadas pelos usuários.

Leia também: Argentina pode tributar Bitcoin para pagar dívida com FMI

Leia também: Mais de 700 novas criptomoedas e 30 exchanges surgiram em março de 2022

Leia também: Usuários da Ronin serão reembolsados por ataque hacker, afirma executivo

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.