Categorias Notícias

Canal Bitcoinheiros é citado por ferramenta que recebe superchats em Bitcoin durante live

O canal brasileiro Bitcoinheiros utilizou uma ferramenta chamada Supersats para interagir com os participantes das lives do canal. O fato recebeu uma menção de ninguém menos do que a Lightning Labs, empresa que cria soluções para a Lightning Network (LN).

“Supersats é como o Superchat do YouTube, mas com satoshis! Desenvolvido por codificadores brasileiros, o lançamento do MVP aconteceu durante um Live no Canal Bitcoinheiros” , afirmou a Lightning Labs.

A novidade foi criada pelos desenvolvedores Miguel Medeiros, João Dias e Matheus Bombonato. Lançado no dia 22 de setembro, o Supersats começou a funcionar em uma live do dia 29. Além do chat tradicional do YouTube, o chat do Supersats também apareceu durante a live.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Enviando mensagens via Lightning Network

Conforme explicou o Lightning Labs, o Supersats de fato é similar ao Superchat do YouTube. O conceito é basicamente o mesmo: os usuários podem enviar mensagens para o canal.

De acordo com Bitdov, um dos criadores do Bitcoinheiros, a diferença é que as mensagens enviadas pelo Supersats são enviadas por meio de doações em satoshis, a menor unidade do Bitcoin (BTC). Uma das motivações do Supersats foi o alto volume de spams no chat, algo comum a vários canais do YouTube.

“No caso do Supersats, o envio com a LN serve como anti-spam para o chat, já que o nosso tempo na live é escasso e não podemos ler todas as mensagens. Colocando um muro entre espectadores e streamers, o Supersats nos ajuda a filtrar as mensagens com mais “skin in the game” em satoshis”, explicou Bitdov.

Portanto, um usuário que deseja ter sua mensagem lida pode enviá-la diretamente pela LN. O uso de satoshis previne que usuários possam inundar o bate-papo com mensagens, poluindo e atrapalhando outros usuários.

De certa forma, o Supersats funciona como o protocolo Hashcash, criado pelo criptógrafo e CEO da Blockstream Adam Back. Da mesma maneira que o Supersats, o Hashcash tinha como objetivo evitar o envio de spam, mas através de mensagens de e-mail. O protocolo serviu de inspiração para Satoshi Nakamoto desenvolver o conceito de Prova de Trabalho (PoW) para o BTC.

Bitcoinheiros elogiam desenvolvedores

Com mais de 20 mil inscritos, o Bitcoinheiros é um dos canais mais conhecidos da criptoesfera brasileira. O canal possui várias listas de conteúdos sobre BTC, sobretudo no aspecto da tecnologia. Inclusive há uma lista de vídeos muito completa sobre a LN.

Portanto, a citação na Lightning Labs é mais um reconhecimento internacional tanto para o canal quanto para os desenvolvedores. Aliás, o Bitcoinheiros também agradeceu por ter sido escolhido para testar a novidade.

“Como usuários da implementação LND, ficamos contentes de fazer parte da história, mesmo que no rodapé, da segunda camada do Bitcoin. Todo o mérito do reconhecimento é dos desenvolvedores do supersats.tv – a gente só teve o prazer de ser os primeiros a testar. Tivemos sorte deles curtirem nosso trabalho e quererem dedicar tempo para melhorar a experiência das nossas live”, disse Bitdov.

Leia também: Primeiro vazamento da história do Pix expõe dados de 395 mil chaves

Leia também: NFL imita a NBA e vai lançar plataforma de NFTs

Leia também: Nova alteração no Ethereum é mais um passo para o fim da mineração de ETH

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.