Canadá lançará ETFs de Bitcoin e Ether que pagarão juros mensais

O Canadá voltou a inovar com o lançamento de mais dois ETFs de criptomoedas nesta terça-feira. Os novos fundos de Bitcoin (BTC) e Ether (ETH) terão uma novidade: o pagamento de juros mensais.

Esses produtos serão lançados pela Purpose Investments, mesma gestora que lançou os primeiros ETFs das Américas. Os dois fundos se chamam Purpose Bitcoin Yield ETF (BTCY.B) e Purpose Ether Yield ETF (ETHY.B).

De acordo com Vlad Tasevski, diretor de operações e chefe de produto da Purpose, os ETFs terão perdas de capital menores e menos volatilidade. O executivo ressalta que esses ETFs são indicados para clientes que querem menos risco ao se expor às criptomoedas.

Entenda a proposta

Da mesma maneira que um ETF tradicional, esses fundos oferecem exposição ao preço do ativo subjacente. No caso, BTC e ETH. A única diferença é o pagamento desse rendimento mensal, o qual funcionará como uma espécie de dividendo.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Isso é feito através de uma estratégia de chamada opção de compra coberta (covered call). A estratégia é baseada em derivativos, mas a Purpose não deu maiores detalhes sobre como funcionará. A gestora afirma que os ETFs são pioneiros em trazer essa estratégia para as criptomoedas.

Conforme a gestora ressaltou, a volatilidade do mercado faz com que o rendimento não tenha uma taxa fixa. Espera-se que a rentabilidade anual fique entre 8% e 10%, enquanto a taxa básica de juros do Canadá está em 0,25%. Os dois fundos terão taxa de administração de 1,10% ao ano.

“Eles também devem considerar se querem ganhar rendimento enquanto mantêm (as cotas). Opções de compra cobertas permitem que os investidores gerem renda adicional de curto prazo em um ativo que acreditam ter potencial de longo prazo “, disse Tasevski.

Menos risco, menor potencial

Dessa forma, o investidor receberá uma renda passiva, algo que não ocorre ao se investir diretamente em criptomoedas. Mas os pagamentos mensais terão impacto nos ganhos de capital, que serão mais limitados.

Ou seja, o ETF realizará pagamentos frequentes e terá menos risco ao capital do investidor. Contudo, deverá ter um desempenho inferior ao preço do BTC e da ETH, sobretudo em momentos de alta do mercado.

Com os novos ETFs, o Canadá chega a quatro fundos de criptomoedas listados em bolsa. O país também criou outros dois fundos de BTC e ETH no início de 2021, que tiveram um enorme sucesso.

Leia também: Tethan Arena: jogo supera 1 milhão de downloads dois dias após lançamento

Leia também: Premier League investigará vínculo entre clubes e empresas de criptomoedas

Leia também: Grayscale lança fundo de investimento em Solana 

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.