Notícias

Câmara vota projeto para incluir blockchain na administração pública

A Câmara dos Deputados votou remotamente na quarta-feira, 25 de março, sobre o Projeto de Lei 3443/2019. O projeto prevê a utilização de blockchain e inteligência artificial na administração pública.

De acordo com o Tecnoblog, o deputado e relator Felipe Rigoni (PDT-ES) afirmou que o projeto custará R$ 1 bilhão durante os próximos três meses para ser implementado, porém, economizará R$ 37 bilhões ao ano.

Modernização do poder público

De acordo com a descrição da proposta, seu objetivo é “desburocratizar, modernizar, fortalecer e simplificar a relação do Poder Público com a sociedade, mediante serviços à distância, sempre acessíveis mediante plataforma de telefonia móvel”. É fácil perceber, por meio da descrição, que o governo quer se valer da utilização de smartphones para facilitar o acesso das pessoas a serviços públicos.

A intenção é permear os três poderes com as inovações pretendidas ao poder público, afetando também entidades como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Ministério Público, Caixa Econômica Federal e órgãos semelhantes – controlados direta ou indiretamente pelo governo.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Sobre a utilização da tecnologia blockchain, o Projeto de Lei autoriza sua aplicação em contratos públicos, registros de bens e prestação de contas, a fim de absorver as principais características desta tecnologia – quais sejam a transparência e segurança dos vínculos firmados. No que tange a inteligência artificial, ela está prevista para automatizar tarefas dentro do poder público.

A proposta menciona ainda que visa a “eliminação de formalidades e exigências cujo custo econômico, ambiental ou social seja superior aos riscos envolvidos”. Os pilares para esta ação serão, de acordo com o Projeto de Lei:

“um portal único na internet para informações institucionais, notícias e prestação de serviços públicos;
a identidade digital do cidadão, representada pelo Documento Nacional de Identidade (DNI);
o login único através do DNI;
ferramentas para solicitar, acompanhar e oferecer serviços públicos digitais;
ferramentas para avaliar a satisfação dos usuários em relação aos serviços prestados;
um painel de monitoramento com o desempenho dos serviços públicos.”

Caso aprovada a proposta, órgãos públicos deverão se organizar em um comitê em até 180 dias (6 meses) para implementar as iniciativas do governo digital. É importante ressaltar que a implementação da desburocratização pela via digital não extinguirá os serviços presenciais, que continuarão existindo onde forem considerados “essenciais”.

Leia também: SENAI libera cursos gratuitos sobre blockchain e indústria 4.0 em razão do Coronavírus

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.